Reunir cartas não enviadas e carregadas dos mais nobres sentimentos foi o objetivo das organizadoras e também autoras Silvia Prevideli e Silvia Regina Angerami que acabam de lançar pelo selo Liberty books, "O Livro das Cartas". Saudade, respeito, admiração, amor, gratidão.

Dedicada a filhos, amigos, avós e outros amores, a obra é uma conjunto de cartas e também um convite a escrever e a se expressar por meio das palavras, de um modo um tanto saudosista e empático. Da capa, à tipografia bem cuidada, há um reverenciamento às trocas de mensagens à moda antiga, que dependiam de um apoio como uma mesa, um balcão, papel, caneta e o trabalho de colar selos para depois postar nos correios e aguardar da outra parte, uma resposta. Ou não.

Cartas manuscritas são tema de livro com apelo nostálgico e valioso
Cartas manuscritas são tema de livro com apelo nostálgico e valioso | Foto: iStock

Muitos autores seguiram pelo rumo das cartas nunca enviadas, outros preferiram reeditar cartas antigas, já enviadas, mas nunca expostas, dando-lhes novas vírgulas e acentos. “Esta coletânea tem uma particularidade: cinco autoras são de Minas Gerais, o que nos enche de orgulho, pois queremos ir sempre cada vez mais longe com a nossa editora”, declaram as organizadoras. O livro é também uma boa sugestão de leitura de férias, para matar as saudades da escrita longa e demorada ou para dar de presente e influenciar outros escritores a revisitarem suas cartas.

Compõem a obra os seguintes autores: Ana Carolina Carvalho Visone, Ana Lúcia de Araújo Guerrero, Anna Maria de Araújo Bonilha, Ariely Carolina Plana, Cláudia Andrade Goulart, Darcy de Araújo Guerrero, Ester Silbiger, Grenalt da Silva Machado, Luciana Garcia-Waisberg, Magda Velloso F. de Tolentino, Maria Clara Rizek, Mellissa Toledo de Barros Favaron, Patrícia Scotolo, Renata Feldman, Rosa Maria Garcia Barros, Silvia Prevideli, Silvia Regina Angerami, Solange Calvo, Terezinha Buoso Tavollassi e Vitor Theodoro.

Contagiante, "O livro das Cartas" nos faz pensar sobre como uma carta, escrita a mão, é representativa e carregada de simbolismo. "Tantas vezes me peguei pensando que poderia alongar essa conversa. O senhor era de poucas palavras pessoalmente, imagina ao telefone. – A vovó tá aí? – Tá sim. Um minuto. – Telefooone! Essa frase ecoa em minha mente, no tom exato e pausado da sua voz, como se acontecesse agora." Trecho da carta de Ana Carolina Carvalho Visone dedicada ao avô João Simão Visone (in memoriam).

"Amado Theo, estou carta ciente de que você ainda não sabe ler. Talvez apenas seu nome. Este ano seria aquele em que você começaria a se aprofundar no mundo das letras. Entretanto, a pandemia do coronavírus te tirou da escola presencial, e por mais que tenhamos nos esforçado, o trabalho de casa não foi tão eficiente como o que teria sido feito pelas professoras. Não quero me justificar. Apesar da baixa dedicação às aulas neste período de quarentena, vivemos momentos incríveis e de muita intimidade. Piscina, pipoca, filmes, banhos de banheira, passeios, pastel de feira e muito cafuné. Acho que aprendemos mais do que escrever." Trecho da carta de Mellissa Toledo de Barros Favaron para o filho de seis anos.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

O Livro das Cartas

Organizadoras: Silvia Prevideli e Silvia Regina Angerami

Editora Liberty Books, 140 páginas

Quanto: R$ 52,00

Para adquirir entre no site: www.realitybooks.com.br/shop