Na segunda-feira (16), o projeto Literatura na Biblioteca vai realizar um debate sobre o livro “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães, presente na lista de obras cobradas neste ano pelo vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O encontro será às 18h30 na Biblioteca Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (avenida Rio de Janeiro, 413, região central), e é aberta à comunidade.

A palestrante, doutora e professora de Letras da UEL, Cláudia Cristina Ferreira, irá conduzir o debate. “Bernardo Guimarães foi tanto escritor quanto poeta, e a que mais se destaca entre suas obras é a ‘A Escrava Isaura’. De todos os romances que ele escreveu, ‘O Seminarista’, que critica o celibato clerical, é considerado sua obra-prima”, explicou a professora.

A obra conta a história de Eugênio, filho de um fazendeiro, que tem uma forte amizade com Margarida, a filha de um dos empregados. Dessa amizade, nasce um novo sentimento, mas a união dos dois jovens não é bem vista. Assim, os pais do rapaz o enviam para o seminário, contando-lhe que a moça se casou, mas a verdade é que ela foi expulsa da fazenda. Decepcionado, Eugênio passa a se dedicar à vida eclesiástica, até o dia em que ele descobre a verdade.

Para a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, o projeto Literatura na Biblioteca é fundamental para os jovens que vão prestar o vestibular da UEL, possibilitando estudar de forma mais aprofundada e crítica as obras exigidas no processo seletivo. “O palestrante aborda o contexto político, social, histórico e as características do autor da obra e suas peculiaridades. Ele traz para os dias atuais os temas abordados dentro do livro, não só para os vestibulandos, mas para todos aqueles que gostam de literatura”, disse.

O projeto é realizado há sete anos, resultando de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, e o Departamento de Pós-Graduação em Letras da UEL. As palestras, debates e rodas de conversa são conduzidos e mediados por professores, mestrandos e doutorandos do programa de Estudos Literários da Universidade.

(Com informações do N.Com)