As aparências enganam. E enganam tanto pessoas destemidas quanto distraídas. Mas quando uma pessoa está sob o efeito do medo, as aparências enganam mais.

Sob o efeito do medo, um grilo pode parecer um dragão. O som de um parafuso caindo pode parecer um trovão. Uma cortina balançando pode parecer um vampirão.

Em “A Estranha Madame Mizu”, o escritor francês Thierry Lenain narra a história de uma menina povoada por medos. Uma garota solitária que possui uma fértil imaginação em estado de pavor.

Novela infantojuvenil publicada em 1998 com ilustrações de Judex, o livro acaba de ganhar uma nova edição pela Companhia das Letrinhas.

Filha única, Zoé passa os dias sozinha em casa. Seus pais raramente estão presentes, passam o tempo todo trabalhando. Zoé tem algo que muitas crianças desejam: a liberdade de ficar sem a supervisão de um adulto.

Mas na realidade, a menina sofre com uma série de medos que aparecem quando ela está sem ninguém por perto. E para se relacionar com o medo, coloca a imaginação em ação.

Principalmente no que diz respeito a uma senhora idosa que reside no andar de cima do apartamento onde Zoé mora. Uma velhinha que, aos olhos da menina, tem jeito de bruxa, roupa de bruxa, nariz de bruxa e verruga de bruxa.

Sozinha em casa, Zoé imagina que pode ser devorada pela velhinha do andar de cima. Ou mesmo transformada numa sopa com nabo e jiló. Até os sonhos da menina são povoados pela figura da bruxa em assustadoras situações.

Mas além de medo, Zoé possui coragem de enfrentar a senhora Mizu. E desse enfrentamento, percebe as coisas como elas são: “Zoé olha para madame Mizu. Não é uma bruxa. Nem mesmo com sua verruga peluda, sua corcunda, sua bengala, e aquele cheiro nada agradável em seu apartamento. É apenas uma velhinha solitária.”

Mizu se parece com uma pessoa solitária como Zoé. Uma pessoa com quem pode compartilhar algo que deixe o medo bem pequeno. Quase sem efeito.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

“A Estranha Madame Mizu”

Autor – Thierry Lenain

Ilustrações – Judex

Tradução – Eduardo Brandão

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 96

Quanto – R$ 44,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link