Livro mostra a liberdade de ser o que se é
A obra revela como a liberdade faz com que cada pessoa tenha a possibilidade de ser exatamente aquilo com o que se identifica
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de abril de 2023
A obra revela como a liberdade faz com que cada pessoa tenha a possibilidade de ser exatamente aquilo com o que se identifica
Marcos Losnak/ Especial para a Folha
Rafael só pensa em futebol. Helena gosta muito de matemática. Catarina ama cantar. Miguel não para de dançar. Teodora não fica sem contar piadas. Mateus só quer saber de desenhar. Ana Paula curte usar roupas coloridas. Pedro quer muito ser bombeiro.
Alice se dedica a cuidar de animais. Samuel gosta de cozinhar. Laura não fica sem conversar com alguém. Davi aprecia ficar em silêncio. Heitor se amarra em estudar planetas. Cecília quer muito aprender a falar chinês. Gabriel adora conversar com plantas. Valentina deseja muito pilotar um avião.
Mesmo com tantas diferenças, todas essas crianças residem na mesma cidade, estudam na mesma escola e frequentam a mesma sala de aula. Apesar de interesses diferentes, preferências diversas, gostos variados e jeitos distintos, todas elas convivem na mesma sala, na mesma escola e na mesma cidade.
Simplesmente porque as diferenças fazem parte da coletividade. Simplesmente porque diversidade e pluralidade fazem parte da vida coletiva.
O escritor Pedroca Monteiro e o ilustrador Daniel Kondo demonstram isso em “Ser o Que Se É”, livro infantil lançado pela editora Companhia das Letrinhas.
A obra revela como a liberdade faz com que cada pessoa tenha a possibilidade de ser exatamente aquilo que sente ser. E quando todo mundo tem a liberdade de ser aquilo que é, a convivência ganha em riqueza.
Se Valentina deseja muito pilotar um avião, pode achar legal que Rafael só pense em futebol. Se Samuel adora cozinhar, pode achar bonito que Helena goste de matemática.
Se Mateus só quer saber de desenhar, pode adorar que Gabriel converse com plantas. Se Catarina se amarra em cantar, pode considerar legal Heitor gostar de estudar planetas.
Se Davi gosta de ficar em silêncio, pode adorar que Teodora sempre conte piadas. Se Alice se preocupa em cuidar de animais, pode achar lindo que Laura goste de conversar com todo mundo.
Se Cecília quer muito aprender a falar chinês, pode achar maravilhoso que Ana Paula use roupas coloridas. Se Miguel não consegue parar de dançar, pode achar ótimo que Pedro só pense em ser bombeiro.
SERVIÇO
“Ser o Que Se É”
Autores – Pedroca Monteiro e Daniel Kondo
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 48
Quanto – R$ 69,90