Livro infantil traz lendas da América Latina
Livro de Silvana Salerno apresenta um panorama de narrativas latino-americanas para crianças
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
Livro de Silvana Salerno apresenta um panorama de narrativas latino-americanas para crianças
Celia Musilli - Editora

Em “Viagem Pelas Histórias da América Latina”, a escritora brasileira Silvana Salerno reconta lendas da tradição oral de 22 países que integram a América Latina.
Publicada pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Biry Sarkis, a obra infantojuvenil apresenta um panorama da diversidade das narrativas originais da América do Sul, América Central e México.
Compreendendo países que possuem línguas latinas como idioma oficial, a América Latina abarca países do México ao Chile que possuem o espanhol, o português o francês como línguas oficiais. Apesar da pluralidade e da diversidade das culturas nativas, as narrativas que integram “Viagem Pelas Histórias da América Latina” revelam algumas similaridades
com o folclore brasileiro e a mitologia dos povos originários.
Os venezuelanos, por exemplo, possuem uma lenda sobre o boto parecida com a lenda brasileira. A diferença está no fato de que, na versão da população que vive às margens do rio Orinoco, em vez do boto assumir a forma de um moço, ele assume forma de uma moça para ludibriar os homens.
A lenda “Mama Huaca” dos equatorianos possui semelhança ao conto de fadas “João e Maria”. Dois irmãos, um menino e uma menina, são abandonados na floresta pelo pai. Vagando pela mata os irmãos encontram uma casa habitada por uma bruxa.
Mas, em vez de deixá-los gordinhos para fazer sopa, a Mama Huaca transforma as crianças em dois ratinhos. Para reverter o feitiço, os irmãos contam com a ajuda de Pacha Mama.
A mitologia indígena brasileira sobre a origem da vitória-régia e da mandioca ganha contornos diferentes nas narrativas na tradição dos guaranis do Paraguai e dos nativos da Guiana Francesa.
O lendário Curupira brasileiro também encontra elementos semelhantes na lenda “Como Surgiu a Noite”, história folclórica dos indígenas da República Dominicana. Na mitologia que narra a origem da noite, existe uma personagem que, cega pela luz do sol, começa a vagar pelo mundo com os pés invertidos, voltados para trás.

Serviço:
“Viagem Pelas Histórias da América Latina”
Autora – Silvana Salerno
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 112
Quanto – R$ 59,90 (papel) e R$ 38,90 (e-book)

