Livro infantil trata dos nossos sentimentos e da empatia pelo planeta
Em “Será Que o Planeta Sente?”, o ilustrador francês Marc Majewski desloca esse sentimento de empatia humana para o planeta Terra
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de outubro de 2023
Em “Será Que o Planeta Sente?”, o ilustrador francês Marc Majewski desloca esse sentimento de empatia humana para o planeta Terra
Marcos Losnak
O que você sente quando alguém quebra seu brinquedo predileto? Como você se sente quando alguém destrói, sem dó nem pena, o brinquedo que você guardava com grande carinho?
Inevitavelmente aparece um sentimento dolorido. Algo como um machucado a ser curado.
Mas através da empatia, você pode entender o sentimento de alguém que teve o brinquedo destruído por outro alguém.
LEIA TAMBÉM
Mostra Foco traz 6 cantores estreantes para o palco do Valentino
E pode assumir, a partir desse sentimento, a atitude de não destruir o brinquedo de outro alguém.
Simplesmente porque esse alguém, quando o brinquedo dele for quebrado, vai sentir o mesmo sentimento que você sentiu quando seu brinquedo foi destruído.
Um sentimento dolorido. Um machucado a ser curado.
Algo como não querer que outra pessoa sinta aquela mesma coisa que você sentiu. Porque o que você sentiu não foi bom, foi sofrido, machucou.
Em “Será Que o Planeta Sente?”, o ilustrador francês Marc Majewski desloca esse sentimento de empatia humana para o planeta Terra.
Recém lançado pela editora Pequena Zahar, a obra infantil apresenta uma coleção de indagações que confere ao planeta sentimentos humanos.
“Será que a Terra sente vontade de fazer amigos?”
“Será que a Terra fica doente?”
“Será que a Terra se sente amada?
“Será que a Terra sente dor?”
“Será que a Terra se sente ouvida?”
“Será que a Terra fica cansada?“
Nas palavras do autor, é comum praticarmos a empatia por outros seres humanos, mas esquecemos que também somos parte de uma família maior – a grande família que vive no planeta Terra. Da formiga ao jequitibá. Do rio ao cachorro. Do capim ao lambari. Da saruê ao ipê. Do vento ao abacateiro. Do porco-espinho ao bem-te-vi.
“Será Que a Terra Sente?” aplica a Teoria Gaia no entendimento da vida da maneira mais ampla possível. A Teoria Gaia, criada em 1972 pelo cientista britânico James E. Lovelock, defende a hipótese de que a Terra não é um mero astro vagando pelo universo, mas um organismo vivo.
SERVIÇO
“Será Que a Terra Sente?”
Autor – Marc Majewski
Editora – Pequena Zahar
Tradução – Julia Bussius
Páginas – 40
Quanto – R$ 54,90