Livro infantil trata da amizade entre os diferentes

"De Repente”, obra de Chris Naylor-Ballesteros, oferece reflexões sobre a amizade

Marcos Losnak
Marcos Losnak

O poeta Carlos Drummond de Andrade descrevia a amizade como um meio que cada um possui para se isolar da humanidade cultivando algumas pessoas. Um tipo de cultivo realizado com afetividade e compreensão mútua.

Em “De Repente”, o escritor e ilustrador inglês Chris Naylor-Ballesteros oferece às crianças uma abordagem mais ampla sobre a amizade. Parte do isolamento para promover uma integração com o mundo.

 

.
. | Chris Naylor-Ballesteros/ Divulgação
 


Lançado pela editora Brinque-Book, “De Repente” narra a história de uma amizade que se estabelece não apenas pelas semelhanças, mas também pelas diferenças.

Apresenta a amizade entre um besouro e uma lagarta. Todos os dias os dois se encontravam no alto de um rochedo para conversar, fazer piquenique e admirar a paisagem. Mas um belo dia a lagarta não aparece ao encontro. E no outro dia também não.

Preocupado com o sumiço da amiga, o besouro procura a lagarta por toda parte. Achando que ela pode estar perdida no meio da floresta, o besouro empreende uma difícil busca por lugares onde nunca colocou as patas.        



O besouro não percebe que a lagarta não desapareceu, sumiu, ou se perdeu. Apenas havia iniciado seu processo de metamorfose e estava dentro de um casulo. Estava em seu estado de crisálida.

E quando o besouro reencontra novamente a amiga, agora em formato de borboleta, a amizade desenvolve laços ainda mais fortes, apesar das diferenças.



Em “De Repente” Chris Naylor-Ballesteros constrói duas narrativas distintas. Uma através do texto e outra através das ilustrações. Fazendo uso a apenas duas cores (preto e vermelho), os desenhos carregam informações que não estão presentes no texto ampliando as possibilidades de leitura.


 

.
. | Reprodução
 


Serviço:

“De Repente”

Autor – Chris Naylor-Ballesteros

Editora – Brinque-Book

Tradução – Gilda de Aquino

Páginas – 36

Quanto – R$ 44,90


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo