Livro infantil ensina a tumultuar para resolver
No livro "Apertada e Sem Espaço", dona de casa pede conselho a um sábio e entende que poderia ser pior
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de junho de 2025
No livro "Apertada e Sem Espaço", dona de casa pede conselho a um sábio e entende que poderia ser pior
Marcos Losnak/ Especial para a Folha

A casa tinha mesa, cadeira, sofá, fogão, geladeira, armário, guarda-roupa, estante, cama e mais um monte de coisas. A dona da casa achava o lugar muito pequeno.
Era uma senhora que vivia sozinha e passava os dias reclamando que a casa era apertada. Passava as noites se queixando de que sua residência não tinha espaço para nada.
A história dessa mulher está em “Apertada e Sem Espaço”, livro infantil da escritora Julia Donaldson publicado pela editora Brinque-Book com ilustrações de Axel Scheffler.
Cansada pela falta de espaço, a senhora resolve pedir um conselho ao sábio da vila. Perante o ancião, reclama que sua casa é muito pequena, se queixa que vive irritada com o lugar apertado. Fala que está estafada pela tarefa de tentar organizar as coisas em um espaço tão reduzido.
O sábio afirma que possui uma solução. Diz que basta que ela coloque uma galinha dentro da casa que os problemas estarão resolvidos. A mulher acha o conselho estranho, mas resolve colocá-lo em prática.
Alguns dias depois a senhora volta a procurar o ancião afirmando que os problemas não foram resolvidos. Na verdade, eles pioraram. A galinha havia tumultuado a casa, tinha quebrado as xícaras, feito cocô no sofá e devorado o pacote de arroz.
O sábio afirma que possui uma outra solução. Diz que basta que ela coloque uma cabra dentro da casa. A senhora considera o conselho esquisito, mas decide colocá-lo em ação.
Após alguns dias a mulher volta irritada ao ancião dizendo que a casa virou um caos. A cabra havia comido a cortina, mastigado o pé da mesa e feito xixi no guarda- roupa.
O sábio pede calma e diz possui uma nova solução. Indica que ela deve colocar um porco dentro da casa. Depois uma vaca. A senhora considera os conselhos esdrúxulos, mas vai em frente.
Em pouco tempo o problema adquire uma dimensão insana e a senhora quase enlouquece. Então o sábio oferece o último conselho: a mulher deve retirar todos os bichos de dentro da casa. E de repente, ela percebe a casa enorme, com muito espaço e repleta de paz.
Em “Apertada e Sem Espaço”, a autora reconta uma tradicional história popular do folclore judaico. Uma história que procura demonstrar como a vida pode se alterar de acordo com a perspectiva.
SERVIÇO:
“Apertada e Sem Espaço”
Autora – Julia Donaldson
Ilustrações – Axel Scheffler
Tradução – Gilda de Aquino
Páginas – 28
Quanto – R$ 59,90

