O tempo é uma bolha de sabão flutuando diante dos olhos de uma criança. O tempo também é uma bolha de sabão preparada pelas mãos de um adulto.

Qual a diferença do tempo entre aquele que produz a bolha de sabão e aquele que vive a magia da bolha flutuando no ar? Qual a diferença entre o tempo adulto e o tempo infantil?

Uma das possíveis respostas pode ser encontrada em “Só Mais Cinco Minutos”, livro infantil da escritora e ilustradora Marta Altés publicado pela editora Brinque-Book.

A obra traz a história de um lobinho tentando entender a diferença entre sua noção de tempo e a noção de tempo de seu pai. Uma diferença que aparece nas ações mais cotidianas.

Na hora de levar o lobinho para a escola, o lobo sempre diz algo como: “Vamos embora, não temos tempo.” Mas a caminho da escola, o lobinho tem tempo pular em poças de água de chuva, tempo de cumprimentar o cachorro da vizinha, tempo de abraçar árvores, tempo de contar quantos carros vermelhos passam pelas ruas e tempo de cantar a canção dos dinossauros.

Quando o lobinho está na festa de aniversário de um amigo, o lobo sempre fala algo como: “Vamos embora, já ficamos muito tempo.” Mas para o lobinho eles ficaram pouco tempo. Ainda não teve tempo de brincar de esconde-esconde, não teve tempo de comer cachorro-quente, não teve tempo de jogar bola, não teve tempo de beber refrigerante e não teve tempo entrar na piscina de bolinhas.

Em “Só Mais Cinco Minutos”, o lobinho explora as diferentes noções de tempo. Descobre que o tempo pode ser diferente em uma mesma situação. Também descobre que a percepção do tempo é diferente para cada pessoa.

No tempo de um adulto, um bolo de chocolate leva 40 minutos no forno. No tempo de uma criança, leva várias horas. No tempo de um adulto, um banho de mangueira dura meia hora. No tempo de uma criança, o mesmo banho, dura apenas cinco minutinhos.

Serviço:

“Só Mais Cinco Minutos”

Autora – Marta Altés

Editora – Brinque-Book

Tradução – Gilda de Aquino

Páginas – 32

Quanto – R$ 64,90

mockup