LIVRO INFANTIL - Monteiro Lobato em cores
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de abril de 2004
Jackeline Seglin<br> Reportagem Local 
Conhecidas histórias da literatura infantil brasileira vão servir de inspiração para crianças e adolescentes participantes do 8º Concurso de Desenho Monteiro Lobato, realizado pela Biblioteca Ramal Vila Nova, em Londrina. Os inscritos poderão recriar em desenho colorido personagens como Dona Benta, Visconde de Sabugosa, a boneca Emília, o Marquês de Rabicó e outros que recheiam histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Os trabalhos devem ser entregues no Ramal Vila Nova até o dia 23 de abril.
Essa é uma oportunidade para quem ainda não conhece ou quer reviver as aventuras criadas por José Bento Monteiro Lobato (1882-1948) em ''Reinações de Narizinho'', ''Caçadas de Pedrinho'', ''O Minotauro'', ''Histórias de Tia Anastácia'' e tantas outras escritas pelo escritor paulista, que nasceu no dia 18 de abril. Na mesma data, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Durante este mês, a maioria das escolas de primeiro grau trabalha com seus alunos as temáticas mencionadas.
No concurso, os desenhos devem remeter a qualquer um dos personagens, a partir de uma nova leitura do participante. Nada de copiar, o que vale é a imaginação! Os critérios de avaliação vão considerar a capacidade criativa, além da pintura colorida e limpeza. O concurso é voltado a crianças de 6 a 13 anos, que devem criar um desenho à mão livre, coloridos com lápis de cor, giz de cera ou tinta guache, em papel sulfite branco (tamanhos carta, A4, ofício 2 ou 9).
Cada inscrito poderá entregar somente um trabalho, que deve ter identificação legível no verso do desenho (nome completo, categoria, escola e telefone). Os participantes serão divididos nas categorias: 6 a 7 anos; 8 anos; 9 anos; 10 a 11 anos; 12 a 13 anos e, pela primeira vez, crianças portadoras de necessidades especiais. Essa última é uma novidade no concurso.
A responsável pela Biblioteca Ramal Vila Nova, Jane Cristina Marcucci, conta que na edição anterior do concurso várias crianças com necessidades especiais enviaram seus desenhos. A coordenação decidiu incluir essa categoria em 2004. Além de alunos de escolas municipais e estaduais, públicas e particulares, também poderão participar do concurso crianças de creches da cidade.
A expectativa da biblioteca é superar o número de inscritos, que no ano passado somaram quase 2300 crianças de 46 escolas (31 municipais, 14 estaduais e uma particular). ''Agora temos mais categorias e, como o concurso está em sua oitava edição, já é mais conhecido nas escolas'', comenta Jane.
Livros com histórias e biografia de Monteiro Lobato podem ser encontrados na Biblioteca Pública ou Ramal Vila Nova. Vale lembrar que quem não cumprir todos os itens do regulamento (disponível nas duas bibliotecas) terá o trabalho desclassificado. Os desenhos serão avaliados no dia 26 por professores de Educação Artística. A premiação acontece no dia 29, às 15h30, no Ramal Vila Nova. Os vencedores receberão certificado, medalha e um prêmio. Após a entrega, está programada uma apresentação de Sara Silva na ''Hora do Conto com Vovó Alegria''. A partir do dia 18, a Biblioteca Ramal Vila Nova também abrirá uma exposição de livros de Monteiro Lobato.
SERVIÇO
- 8º Concurso de Desenho Monteiro Lobato. Entrega dos trabalhos até 23 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Biblioteca Ramal Vila Nova (Rua Purus, 45), em Londrina Tel: (43) 3329-6993. Regulamento disponível na Biblioteca Pública (Av. Rio de Janeiro, 413) ou Ramal Vila Nova.


