| |

LITERATURA 5m de leitura

Livro escrito pelo vice -reitor da UEL será lançado nesta terça-feira (16)

Décio Sabbatini Barbosa lança seu primeiro romance "O Tamanho do Amor" logo mais às 19h no Sesc Cadeião Cultural

ATUALIZAÇÃO
16 de novembro de 2021

Reportagem local
AUTOR

Será lançado nesta terça-feira (16) no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, o livro O Tamanho do Amor, de Décio Sabbatini Barbosa. O livro aborda um amor muito especial num enredo supreendente.  O que seria uma simples excursão de estudantes londrinenses para um museu na cidade de São Paulo torna-se, na verdade, um emaranhado de diferentes acontecimentos. Adolescentes e adultos expõem particularidades de suas famílias, amizades, paqueras e, claro, surgem discussões. Muitas discussões. Surpresas ocorrem ao longo da viagem e depois, muitas outras também. Mas afinal, o que seria o misterioso Domo Mágico? Como uma criança autista poderia ser o motivo principal de uma grande revolução tecnológica? Conflitos humanos, ciência, tecnologia futurista e o mais sublime dos sentimentos se fundem em uma história que você pode se identificar com as situações ou as personagens e dimensionar o tamanho do seu amor por alguém muito especial.

Segundo o autor, o livro começou a ser escrito em 2019. Mas a história já estava em sua cabeça muito antes disso. A maior parte do romance foi escrita em dois meses, justamente o período em que o autor  ficou forçosamente em casa, quando fraturou o pé. Um acidente improvável no Aguativa Resort, dentro de uma piscina jogando biribol em uma reunião de ex-moradores de república, na época de faculdade. "Dizer que o livro foi planejado não o define corretamente. Escrevê-lo foi muito mais uma necessidade do que qualquer outra coisa. Fui impelido a isso por algo que é difícil descrever."

 

Ele complementa: "No sensível filme “Billy Elliot”, dirigido por Stephen Daldry e protagonizado pelo ator mirim Jamie Bell há uma passagem que talvez se aproxime um pouco do que quero expressar. É quando ele se apresenta para um grupo de jurados para avaliar seu potencial de bailarino. E um deles, na verdade uma mulher, pergunta o que ele sente quando dança. A resposta é ao mesmo tempo profunda e sincera: “voando como um pássaro... sinto eletricidade”.

A partir disso, o autor colocou no papel uma mistura de sentimentos, sensações e lembranças de sua trajetória de vida.  Ele explica que o texto não é autobiográfico, mas nele há muitos fatos que vividos e, portanto, reais. "A verdade é que eu não planejei o texto antes de me sentar à frente do computador. Simplesmente fluiu. Da mesma maneira como fluíram todas as personagens. Óbvio que em cada uma delas, pelo o que já expus, há características minhas e de pessoas reais que convivem ou conviveram comigo."

Segundo ele, os 28 capítulos foram escritos praticamente numa sequência numérica contínua. Não começava o próximo sem antes terminar o anterior. "Ao final de dois meses de uma rotina de escrita praticamente diária, quando o texto se materializou por completo, me afastei do mesmo por certo período. Talvez um ou dois meses. Mentalmente, remoí cada capítulo. Depois disso, revisões e mais revisões. Acentos, vírgulas, artigos, preposições, verbos, palavras, linhas, parágrafos e até capítulos foram totalmente modificados. Inseridos ou apagados. Revisar é fundamental. Principalmente depois de certo tempo afastado do texto. É algo depurador. Pelo menos para mim, foi", concluí.

SOBRE O AUTOR

Leirtor voraz, tendo entre suas preferências autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e José Saramago, entre outros, o Prof. Dr. Décio Sabbatini Barbosa, atualmente exerce o cargo de Vice-Reitor da  UEL - Universidade Estadual de Londrina - (gestão 2018-2022). Ele ingressou no quadro docente da Universidade Estadual de Londrina em 1988; desde então desenvolveu pesquisas na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas. E entre outras tantas realizações, atuou na Coordenação de Colegiado de Curso, Chefia de Departamento e Coordenação de Programa de Pósgraduação.

Serviço:

O Tamanho do Amor

Lançamento:  terça-feira (16) , às 19 horas

Local:  SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52) - necessário confirmar

presença pelo e-mail: atritoart@gmail.com

Autor: Décio Sabbatini Barbosa

Ilustrações: Guilherme Martino

Editora: Atrito Arte Tamanho: 15x21

Páginas: 332

Valor: R$50,00

Contato com o autor: 43 9996-6381 https://otamanhodoamor.vercel.app/

*Com assessoria de imprensa.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS