Será lançado nesta terça-feira (16) no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, o livro O Tamanho do Amor, de Décio Sabbatini Barbosa. O livro aborda um amor muito especial num enredo supreendente. O que seria uma simples excursão de estudantes londrinenses para um museu na cidade de São Paulo torna-se, na verdade, um emaranhado de diferentes acontecimentos. Adolescentes e adultos expõem particularidades de suas famílias, amizades, paqueras e, claro, surgem discussões. Muitas discussões. Surpresas ocorrem ao longo da viagem e depois, muitas outras também. Mas afinal, o que seria o misterioso Domo Mágico? Como uma criança autista poderia ser o motivo principal de uma grande revolução tecnológica? Conflitos humanos, ciência, tecnologia futurista e o mais sublime dos sentimentos se fundem em uma história que você pode se identificar com as situações ou as personagens e dimensionar o tamanho do seu amor por alguém muito especial.

Segundo o autor, o livro começou a ser escrito em 2019. Mas a história já estava em sua cabeça muito antes disso. A maior parte do romance foi escrita em dois meses, justamente o período em que o autor ficou forçosamente em casa, quando fraturou o pé. Um acidente improvável no Aguativa Resort, dentro de uma piscina jogando biribol em uma reunião de ex-moradores de república, na época de faculdade. "Dizer que o livro foi planejado não o define corretamente. Escrevê-lo foi muito mais uma necessidade do que qualquer outra coisa. Fui impelido a isso por algo que é difícil descrever."

Imagem ilustrativa da imagem Livro escrito pelo vice -reitor da UEL será lançado nesta terça-feira (16)
| Foto: Divulgação

Ele complementa: "No sensível filme “Billy Elliot”, dirigido por Stephen Daldry e protagonizado pelo ator mirim Jamie Bell há uma passagem que talvez se aproxime um pouco do que quero expressar. É quando ele se apresenta para um grupo de jurados para avaliar seu potencial de bailarino. E um deles, na verdade uma mulher, pergunta o que ele sente quando dança. A resposta é ao mesmo tempo profunda e sincera: “voando como um pássaro... sinto eletricidade”.

A partir disso, o autor colocou no papel uma mistura de sentimentos, sensações e lembranças de sua trajetória de vida. Ele explica que o texto não é autobiográfico, mas nele há muitos fatos que vividos e, portanto, reais. "A verdade é que eu não planejei o texto antes de me sentar à frente do computador. Simplesmente fluiu. Da mesma maneira como fluíram todas as personagens. Óbvio que em cada uma delas, pelo o que já expus, há características minhas e de pessoas reais que convivem ou conviveram comigo."

Segundo ele, os 28 capítulos foram escritos praticamente numa sequência numérica contínua. Não começava o próximo sem antes terminar o anterior. "Ao final de dois meses de uma rotina de escrita praticamente diária, quando o texto se materializou por completo, me afastei do mesmo por certo período. Talvez um ou dois meses. Mentalmente, remoí cada capítulo. Depois disso, revisões e mais revisões. Acentos, vírgulas, artigos, preposições, verbos, palavras, linhas, parágrafos e até capítulos foram totalmente modificados. Inseridos ou apagados. Revisar é fundamental. Principalmente depois de certo tempo afastado do texto. É algo depurador. Pelo menos para mim, foi", concluí.

SOBRE O AUTOR

Leirtor voraz, tendo entre suas preferências autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e José Saramago, entre outros, o Prof. Dr. Décio Sabbatini Barbosa, atualmente exerce o cargo de Vice-Reitor da UEL - Universidade Estadual de Londrina - (gestão 2018-2022). Ele ingressou no quadro docente da Universidade Estadual de Londrina em 1988; desde então desenvolveu pesquisas na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas. E entre outras tantas realizações, atuou na Coordenação de Colegiado de Curso, Chefia de Departamento e Coordenação de Programa de Pósgraduação.

Serviço:

O Tamanho do Amor

Lançamento: terça-feira (16) , às 19 horas

Local: SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52) - necessário confirmar

presença pelo e-mail: [email protected]

Autor: Décio Sabbatini Barbosa

Ilustrações: Guilherme Martino

Editora: Atrito Arte Tamanho: 15x21

Páginas: 332

Valor: R$50,00

Contato com o autor: 43 9996-6381 https://otamanhodoamor.vercel.app/

*Com assessoria de imprensa.