Segundo o ditado popular, mentira tem perna curta.

Mas a mentira também pode ter braços longos, dedos vastos, coração quente, sorriso largo, dentes radiantes e hálito sedutor.

Em “Constelação de Mentiras”, livro infantil lançado pela editora Madrepérola, a escritora e ilustradora londrinense Lorena Andrurchuka mostra que confundir mentira com brincadeira pode não ser uma boa coisa.

A obra narra a história de Aninha, uma menina que adorava se divertir propagando mentiras. Mentiras que ela considerava apenas brincadeiras. Mentiras que chamava de “invenções inventadas”.

Após provocar tristeza e aborrecimento em crianças e adultos, Aninha acaba provando um pouco das consequências de suas inúmeras “invenções inventadas”.

No dia em que sofre um acidente e necessita de ajuda, ninguém acredita em seu pedido de socorro. Todo mundo entende que se trata apenas de mais uma das “invenções inventadas” de Aninha, nada sério.

“Constelação de Mentiras” traz uma releitura da clássica fábula “O Pastorzinho e o Lobo” criada pelo fabulista grego Esopo. Considerado um dos inventores gênero fábula, Esopo viveu na Grécia Antiga entre os séculos 17 a.C. e 16 a.C.

Também conhecida como “Pedro e o Lobo”, a fábula narra a história de um jovem pastor que adorava se divertir mentindo que um lobo estava chegando para devorar as ovelhas do vilarejo. Aterrorizados, os pastores corriam para guardar e proteger seus animais.

Após sucessivas mentiras, ninguém mais acreditava em Pedro. No dia em que um lobo realmente aparece e o pastorzinho grita para todos que o lobo está chegando, ninguém o leva em consideração. Acham que se trata de mais uma mentira, nada sério. E assim o lobo consegue chegar até o vilarejo e devorar as ovelhas desprotegidas.

Segundo o adágio português, na boca do mentiroso, o certo é duvidoso.

Imagem ilustrativa da imagem Livro de londrinense revela: mentira não é brincadeira
| Foto: Lorena Andrurchuka/ Divulgação

Serviço:

“Constelação de Mentiras”

Autora – Lorena Andrurchuka

Editora – Madrepérola

Páginas – 32

Quanto – R$ 49,90