Livro "Acabou Chorare" é lançado em versão impressa
Edições Sesc lança o terceiro livro da coleção Discos da Música Brasileira, de autoria de Marcio Gaspar
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de agosto de 2023
Edições Sesc lança o terceiro livro da coleção Discos da Música Brasileira, de autoria de Marcio Gaspar
Mundiware (Marcio)
A maioria dos estudiosos e fãs concordam que o álbum "Acabou Chorare" dos Novos Baianos foi protagonista e revolucionário no cenário da música brasileira. Com forte influência do rock distorcido de Jimmy Hendrix e da bossa nova dissonante de João Gilberto, o grupo era formado por Moraes Moreira, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor (vocais), Pepeu Gomes (guitarra), Dadi Carvalho (baixo), Jorginho Gomes e Baixinho (ambos na bateria e bongô), além de Luiz Galvão como letrista.
O terceiro livro impresso da Coleção Discos da Música Brasileira, "Acabou Chorare: o rock’n’roll encontra a batida de João Gilberto" foi escrito por Marcio Gaspar, jornalista com vasta experiência nas grandes gravadoras e redações de jornais e revistas. Ao longo de sua carreira, o autor teve a oportunidade de conviver com diversos artistas e testemunhar a história da música em construção.
Lançado em 1972, no auge repressivo da Ditadura Militar no Brasil, o segundo LP do grupo, com 10 faixas e gravado pela Som Livre, fez história e consolidou Pepeu Gomes como um dos maiores guitarristas do país. Mais de 50 anos depois, ainda é considerado um dos mais importantes álbuns da música popular brasileira, que aparece em destaque em todas as listas e segue inspirando gerações de artistas como Marisa Monte e Tulipa Ruiz, que mencionam no livro a influência de Acabou Chorare em suas obras.
Serviço:
Acabou Chorare: o rock’n’roll encontra a batida de João Gilberto
Autor: Marcio Gaspar
Edições Sesc São Paulo, 2020
1ª impressão, 2023
Coleção Discos da Música Brasileira
Organização: Lauro Lisboa Garcia
Preço: R$ 40,00
Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e pelo portal do Sesc

