Nesta segunda-feira (19), no Colégio Sesi de Franscico Beltrão (PR), às 19h30, será lançado o livro “A Arte em Nossas Vidas – Resgate Histórico pelo Grupo de Teatro Afoxé das Artes Cênicas do Sudoeste”, de autoria de João Francisco Sanczkoski.

O livro é fruto do trabalho encabeçado pelo autor que buscou em seus parceiros na nação Afoxé - como eram chamados os componentes do Grupo de Teatro - as memórias, fotos, narrativas, depoimentos,s matérias de jornal e outros recursos necessários para se juntar à colcha de retalhos de uma história de ação e vontade.

O livro tem apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria Muncipal de Cultura da Prefeitura de Francisco Beltrão - pelo edital da Lei Paulo Gustavo - e conta com colaboração de amigos por meio de uma ação de financiamento coletivo e de mecenas da literatura atual que possibilitaram a primeira edição pela SRomero Publisher.

SINOPSE

O livro “A Arte em Nossas Vidas – Resgate Histórico pelo Grupo de Teatro Afoxé das Artes Cênicas do Sudoeste” traz fragmentos de um período da história das artes cênicas no Sudoeste do Estado do Paraná – décadas de 70 até 90 – mostrando a saga do Grupo Amador de Teatro Afoxé, denominado Fundação Cultural Afoxé, da cidade de Francisco Beltrão.

O ator, escritor, dramaturgo e diretor João Sancoski foi o responsável pela coleta de material com a colaboração de Renato Neis e Edgar Marquetti. A escrita do texto final foi autoria de João Franscico Sanczkoski e a coautoria de Renato Neis, Edgar Marquetti, Luiz Carlos Baggio e Nilson Violato.

A obra é editada sob o conceito de uma montagem teatral e apresenta o seguinte sumário: Parte 1 – "O Cenário": que descreve o teatro na sua evolução no Brasil, no Paraná, no Sudoeste do Paraná e em Francisco Beltrão. Parte 2 – "Os Ensaios": que compreende a formação dos grupos amadores de teatro na região com os cursos, as montagens, as mostras e os festivais regionais e locais. Parte 3 – "O Espetáculo": que traz a formação do Grupo de Teatro Afoxé suas montagens, sua relação com a dança em montagens conjuntas e o cotidiano dos atores e do grupo através de relatos significativos. Parte 4 – "O Ator": com a trajetória do autor como ator, diretor e dramaturgo, pontuando seus personagens, a presença da família no teatro e sua visão atual. De maneira ilustrativa o livro traz monólogos – depoimentos de pessoas do grupo – e registros de montagem da época que documentam o regaste histórico.

O AUTOR

João Francisco Sanczkoski nasceu no dia 14 de julho de 1960, na comunidade do Divisor, interior de Francisco Beltrão. Filho dos pioneiros de Francisco Beltrão Estanislau Sanczkoski - guarda rural e agricultor - e de Prakseda Sanczkoski, professora.

Formado em Gestão Mercadológica pela UNISEP, atuou como radialista, diretor e ator de teatro. Autodidata em artes plásticas, é escritor com ênfase em temas históricos, publicou o livro "Guarda Rural, um benfeitor entre Jagunços e Posseiros", em 2019.

João Francisco Sanczkoski escreveu o livro em coautoria com Luiz Carlos Baggio, Edgar Marquetti, Renato Neis e Nilson Violato

* Com assessoria de imprensa.