Compositor, cantor, escritor, artista plástico, músico e ator, Nelson Sargento é uma das figuras mais importantes do samba brasileiro e neste sábado (25), completa 96 anos. Ter em vida alguém com tanta expressividade cultural é, sem dúvidas, motivo de celebração para muita gente. E em Londrina, o aniversário do Nelson será em grande estilo, com uma live especial comandada pela professora, pesquisadora e produtora cultural, Juliana Barbosa.

A live será através do projeto da Juliana Barbosa, Estação Samba, que já existe há 12 anos com o objetivo central de difundir a cultura do samba, não só enquanto gênero musical, mas enquanto forma de ler o mundo, de respeito aos mais velhos, de alegria e de resistência do povo preto.

Juliana Barbosa com o sambista Nelson Sargento: aniversário do compositor será comemorado com live organizada em Londrina
Juliana Barbosa com o sambista Nelson Sargento: aniversário do compositor será comemorado com live organizada em Londrina | Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Todas as potencialidades do samba podem ser vistas nas letras das músicas de diversos compositores e, claro, na obra musical de Nelson Sargento, como a canção "Agoniza Mas Não Morre": “Samba, Negro, forte, destemido/ Foi duramente perseguido/ Na esquina, no botequim, no terreiro,” nestes e em outros versos, o compositor fala sobre a perseguição e o racismo que o gênero musical já sofreu no Brasil.

“Aniversário de 96 anos do Nelson Sargento, uma figura que aprendeu a cantar e tocar com as primeiras gerações de sambistas, a casa dele na infância era frequentada por nomes como Cartola, Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, nomes importantes do samba. E o Nelson foi espalhando pelo Brasil e pelo mundo tudo isso que ele aprendeu, ele difundiu muito o que ele chama de literatura do samba e até hoje está produzindo,” conta Juliana Barbosa.

A afinidade entre a Juliana Barbosa e o Nelson Sargento é fruto da sua pesquisa de doutorado que resultou em um livro lançado em 2014: "Nelson Sargento e as redes criativas do samba", que fala sobre a cultura do samba, a obra e o processo de criação do artista. A live será um misto de música e bate-papo, com Juliana Barbosa e outros 17 convidados de Londrina, Rio de Janeiro e Japão. “Com a pandemia não será possível uma roda de samba para comemorar, mas por outro lado abriu a possibilidade de sambistas de várias partes do Brasil e do mundo participarem,” destaca.

Abrindo a programação do evento no sábado, estará o sambista brasileiro, Moacyr Luz, outro grande nome da música popular brasileira e do samba, com mais de nove discos gravados e uma música em parceria com Aldir Blanc, “Flores em vida”, que homenageia Nelson Sargento e faz referência ao também sambista, Nelson Cavaquinho.

Além do Moacyr Luz, estarão na live nomes como Bethânia Paranzini, Nina Rosa, Paulo Vitor, Dorina, Agenor de Oliveira, Silvia Borba, Natália Lepri e diretamente do Japão, Luisa Hagiwara, país onde Nelson Sargento durante sua trajetória realizou uma série de shows em turnê.

“A expectativa em primeiro lugar é de muita emoção, da gente ter conseguido mobilizar essas pessoas e promover este encontro. A gente vai ter a oportunidade de prestar esse tributo ao Nelson que é uma lenda viva do samba,” comenta Juliana Barbosa.

SERVIÇO

Live aos 96 anos do mestre - Nelson Sargento - com Ju Barbosa e convidados

Data: Sábado (25), às 12h.

Local: Instagram @estacaosamba

Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2