Acredite. Uma menina brasileira acaba de lançar um livro com dedicatória aos Strokes. Mais do que isso, a personagem-narradora usa uma camiseta da banda e confessa logo nas primeiras páginas que ultimamente só tem escutado os garotos de Nova York.
Clarah Averbuck, 23 anos, está estreando no mundo das letras com o livro ''Máquina de Pinball'', terceiro título da Conrad dedicado à literatura pop verde-amarela. No ano passado, a editora paulistana publicou ''A Estratégia de Lilith'' de Alex Antunes e ''Clube dos Corações Solitários'' de André Takeda.
A narrativa em primeira pessoa, as frustrações amorosas e as referências à música pop contemporânea povoam a maior parte dessa produção cujo principal veículo é a Internet. Clarah ficou famosa em alguns círculos escrevendo em blogs. Fez parte do precursor coletivo Cardosonline um dos primeiros e-zines a circular na rede.
Já assinou matérias para as revistas Showbizz, Trip e TPM. Em ''Máquina de Pimball'', ela explora como poucos a linguagem das ruas mergulhando o leitor numa incandescente aventura pelos seus diários de viagens, festas, bebedeiras e paixões fulminantes (uma delas, ocorrida em Maringá, a fez perder dez quilos).
O texto é entremeado por frases em inglês e cada capítulo traz uma epígrafe com trecho de letra de música. Seu alter ego, Camila, é uma impulsiva de carteirinha. Trocou Porto Alegre por São Paulo e mora em um quarto ''onde não cabe um homem adulto deitado no chão''. Dorme num colchão com seu gato de estimação Julian e vive com o celular sem crédito. Adora rock, jazz, vodca, John Fante e rapazes magros e sem pêlos.
Ao ser abordada por homens, confessa que sempre levanta a sobrancelha direita quando sente desprezo e a sobrancelha esquerda quando está interessada. Largou a faculdade de Jornalismo e Letras pela metade e procura emprego. Num rompante, decide viajar a Londres com apenas 200 libras no bolso. Na terra da Rainha, passa privações de todo tipo.
''Doze horas sem comer, sem cigarros e sem boletas pela primeira vez em cinco anos'' queixa-se a certa altura da narrativa. De leitura rápida, a narrativa flui como um jato de palavras, virtude talvez de quem exercitou a escrita ligeira nos blogs. Aliás, o endereço virtual dela é http://brazileirapreta.blogspot.com. Leia nesta página trechos do livro e tente resistir à sua aquisição.
Serviço:
Livros: ''Máquina de Pinball'' de Clarah Averbuck; ''Clube dos Corações Solitários'' de André Takeda; e ''A Estratégia de Lilith'' de Alex Antunes. Editora Conrad (tel. 11/3346-6078).

mockup