Você já teve a sensação de adentrar num lugar e sentir-se observado por todos os cantos? Se não, provavelmente não viveu a experiência de visitar uma loja de livros antigos.

Prateleiras recheadas de obras com um pouco de poeira, exemplares espalhados por todos os cantos e uma pilha de discos ao fundo. CDs antigos erguem-se como uma parede e encantam os olhares de quem repara nas capas dos álbuns, são criteriosamente criativos. O silêncio toma conta do espaço e abre passagem para a energia que emana de páginas e páginas amareladas.

O que difere esse espaço de outros, se não os livros antigos? Mas não seriam todos raros de certa forma? Não! Aqui eles têm vida e sobrevivem apesar dos anos e das múltiplas plataformas digitais que disseminam informações rapidamente. São livros que já habitaram lares, escolas, bibliotecas e, que agora, buscam refúgio para os amantes da literatura, música e artes, estáticos na vitrine, aguardando quem os leve para casa.

Histórias passadas que jamais foram esquecidas, mas que são preservadas com muita atenção por Valdomiro de Souza, proprietário há 18 anos do Sebo Liderança, um dos que existem em Londrina, colecionador de raridades com muita atenção e paciência.

Nesse lugar encantado, você pode encontrar obras que despertam uma nostalgia, envolvendo-nos em memórias do passado. É sempre uma surpresa descobrir que numa esquina escondida, um livro esquecido pode conter uma história capaz de transformar seu dia.

Enquanto a era digital avança, muitos leitores se rendem à praticidade dos e-books e meios de informação de velocidade instantânea, os sebos resistem, exibindo um espaço peculiar para apaixonados por livros. Eis o segredo circunscrito em meio a a obras de vários gêneros, gibis e outras pubicaçãoes onde o tempo, de certa forma, está paralisado.

Curadoria e venda de livros usados também exigem conhecimento e prática
Curadoria e venda de livros usados também exigem conhecimento e prática | Foto: Camila Rosa/ Divulgação

TROCA E CIRCULAÇÃO

Para o proprietário do sebo, Valdomiro de Souza, a loja situada no centro de Londrina tem um papel fundamental para os leitores: a troca e circulação de livros que podem servir para outras pessoas. Souza ressalta que, diferente de grandes livrarias, é no sebo que se pode encontrar também uma variedade de livros raros. “Hoje eu faço toda a curadoria dos livros, indo até as residências, recebendo clientes na loja ou conversando por meio virtual. Quando algum professor falece, geralmente a família entra em contato comigo e vou até o espaço e seleciono os livros. É um trabalho que demanda tempo e conhecimento”, enfatiza.

O espaço, de 180m², tem dois andares e é repleto de livros por todos os lados. São livros com critérios de curadoria, o que os torna especiais. Não se encontra livros como esses em grandes lojas e livrarias. Os preços variam de centavos a mais de mil reais, isso mesmo, tamanha a raridade e dificuldade de encontrar tais exemplares. Esse é um dos critérios avaliados por Valdomiro, que sempre frequentou sebos e conhece a dinâmica

desse mercado. “Eu sempre tive o hábito de frequentar e comprar livros. Com o tempo peguei o jeito e aprendi a negociar, e depois resolvi abrir meu próprio sebo. Hoje possuo duas lojas, uma em Londrina e outra em Apucarana, presentes em sites para venda online”, ressalta Souza que acrescenta que a loja é especializada em livros raros e vinis, sendo esses os mais procurados atualmente.

OS SENTIDOS DA LEITURA

Segundo o professor do curso do Departamento de Letras da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Gustavo Ramos, a troca de livros por meio dos sebos é de extrema importância para os estudantes. “Uma questão colocada há algumas décadas é a do fim do livro. Diante do surgimento de dispositivos como os tablets e os e-readers, esse diagnóstico poderá se confirmar. Todavia, esquece-se de que o suporte livro é apenas um entre outros. O livro impresso, tal como conhecemos, surge no século XV, e preserva as estruturas fundamentais do códice, que era o principal suporte durante a Idade Média. Em todo caso, devido à sua materialidade específica, o livro proporciona uma experiência de leitura diversa da do Kindle, por exemplo: o livro tem peso, tem cheiro, ele pode ser folheado ou ter anotações feitas à mão. O mero gesto de virar uma página é repleto de sentido”, ressalta Ramos.

Quando questionado se experiência de leitura virtual ultrapassa a leitura convencional, o professor complementa: “A coisa mais legal dos sebos é o prazer da descoberta de coisas novas, de se deparar com coisas que à primeira vista não procurávamos. Além disso, com a possibilidade de trocar livros usados, já lidos, o livro não fica na estante de casa juntando poeira. Um livro que talvez não fôssemos mais ler pode ser descoberto por outros leitores, e a preços acessíveis. Por fim, livros raros ou não reeditados, que não encontramos em grandes livrarias, ou que encontramos a preços proibitivos, muitas vezes estão 'perdidos', na estante de um sebo”.

Ainda que pouco frequentados, esses espaços se adaptaram e têm buscado alternativas como vitrines virtuais, onde o catálogo de livros pode ser atualizado constantemente, permitindo que interessados negociem on-line e busquem exemplares em diversas lojas pelo território nacional. Dessa forma, mesmo que fisicamente menos visitados, esses espaços conseguem acompanhar as demandas do público e oferecer uma

experiência de compra mais dinâmica e abrangente.

SERVIÇO:

Sebo Liderança - Venda, compra e troca de livros

Rua Sergipe, 1156 - Londrina

Telefone: (43) 3037- 2022