O prêmio Outras Palavras selecionou os 20 melhores livros de autores radicados no Paraná e os escritores Eduardo Baccarin-Costa ( Romance) e Renato Forin Jr. (Dramaturgia) integram a lista da premiação. Pelo prêmio , no prazo de até cinco anos, os livros dos escritores contemplados serão distribuídos pelo Estado para bibliotecas, escolas e ao público interessado.

Lançado no início do mês no Instagram e no Facebook, o terceiro romance do professor, poeta e escritor londrinense Eduardo Baccarin-Costa "Apenas três palavras", mostra, mesmo de forma ficcional, como um ato de injustiça pode separar pessoas, mudando temporariamente suas histórias.

Eduardo Baccarin Costa ficou em primeiro lugar na categoria "romance" com o livro "Apenas Três Palavras"
Eduardo Baccarin Costa ficou em primeiro lugar na categoria "romance" com o livro "Apenas Três Palavras" | Foto: Gustavo Carneiro

A livro conta como Celso Rafael, no auge da Ditadura Militar tem sua juventude roubada nos anos 1970 ao ser considerado subversivo. Preso, acusado de fazer parte de uma célula terrorista e comunista, foge e reencontra no amor, um novo sentido para a vida e inicia uma verdadeira busca em torno de sua memória, sempre se recordando de "Apenas três palavras" , as primeiras que Clarinda escreveu. "Com amor, eu", justamente as três palavras que dão título à obra.

"Escrevi em 2018 e em 2020, por causa da pandemia, reescrevi uma parte e adaptei à realidade atual", conta Baccarin. Muito feliz pelo reconhecimento, o autor se diz surpreso com o primeiro lugar de uma história que aborda política e amor. "A ideia veio durante um coffee break na pós-graduação em que listávamos elementos que teoricamente não dialogam. Cartas, Ditadura, Amor, Educação, Política... e então pensei que essa brincadeira poderia virar um romance", revela. "Esse prêmio nos coloca em um outro patamar na Literatura", alegra-se.

O livro tem prefácio de Antônio Santiago e introdução de Camila Mossi. O livro poderá ser adquirido junto ao autor pelo WhatsApp (43) 98417-7308 ou pelo site da Editora Madrepérola e custa R$ 40. (Para envio fora de Londrina acréscimo de mais 10 reais referentes à postagem)

Um retrato da cultura

Renato Forin Jr. foi premiado na categoria dramaturgia
Renato Forin Jr. foi premiado na categoria dramaturgia | Foto: Divulgação/arquivo pessoal

A obra “Samba de uma noite de verão” é uma metáfora da formação do Brasil a partir das suas misturas étnicas, religiosas e culturais. De acordo com o autor, o jornalista e escritor Renato Forin Jr. esta amálgama configura-se em uma das nossas principais potências enquanto nação e, ao mesmo tempo, é o resultado de muitas chagas da história colonial, ainda vivas na sociedade. "Ora de forma lírica, mas sempre com contundência crítica, esta dramaturgia trata de temas como a exploração dos mais pobres pelos mais ricos, o machismo, o paternalismo, o cotidiano na periferia, a demagogia dos líderes políticos, os amores tropicais, o nascimento do samba a partir de fusões e a relação da sociedade com os artistas". A trama da peça se passa na Vila de Vera Cruz, comunidade habitada por uma gente humilde e alegre, e em um bosque contíguo povoado por mitos: orixás, saberes da cosmogonia ameríndia e histórias da diáspora.

A primeira versão de “Samba de Uma Noite de Verão” data de 2009 e a peça peça traz uma forte influência da oralidade, com expressões idiomáticas das várias regiões, além das herdadas do Níger-Congo e do tronco linguístico Tupi. "Após várias tentativas de aprovação no Promic, consegui publicar a obra no formato de livro-CD em 2016 pelo Programa. Foram impressos 500 exemplares e parte da tiragem foi distribuída em bibliotecas de escolas de Londrina . No ano de 2017, “Samba de uma noite de verão” foi contemplado com o Prêmio Jabuti – sem dúvida, uma das maiores emoções que vivi até hoje, principalmente pelo significado coletivo do prêmio para uma obra incentivada pelo Município e publicada por uma pequena editora, a KAN.

Forin adianta uma novidade: "Minha peça “OVO” está sendo traduzida para o francês pelo projeto “A Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira”, promovido pelo Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, La Comédie de Saint-Étienne, Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil. O livro, minha primeira publicação no exterior, será lançado em quatro cidades da França em 2021, com a realização de leituras dramáticas com atores de lá. O lançamento seria este ano, mas foi prorrogado em razão da pandemia", diz.