Milton Hatoum: autor é uma das atrações do evento nesta quarta-feira (28)
Milton Hatoum: autor é uma das atrações do evento nesta quarta-feira (28) | Foto: Mastrangelo Reino/ Folhapress

Um evento totalmente gratuito e online promete ser um divisor de águas durante a pandemia para todos que conservam e cultivam a Literatura como um tesouro. Trata-se da 1ª edição da Semana Literária realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A programação segue até 30 de outubro, é aberta à comunidade e irá oferecer com transmissão ao vivo e exclusiva aos participantes. Os inscritos terão a oportunidade de participar de conferências e bate-papos com representantes da literatura nacional e internacional.

Nomes respeitados como Mia Couto, Conceição Evaristo, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Milton Hatoum, Eliane Potiguara e Ana Maria Machado integram o corpo de convidados. O evento irá abordar temas como a literatura e o feminino, as raízes mitológicas da literatura, literatura inclusiva, literatura indígena, 100 anos do nascimento de Clarice Lispector, entre outros. No dia 28 de outubro, Milton Hatoum aborda o "O amor pela escrita".

De acordo com o Diretor de Identidade Institucional PUCPR, Fabiano Incerti atração será online, mas não menos rica. “A Semana Literária PUCPR será uma experiência única aos participantes que, de forma remota, terão a oportunidade de ouvir e interagir com escritores em Língua Portuguesa que são referência e inspiração. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus não poderíamos deixar de realizar esse evento, que agrega tanto à comunidade”, afirma. Nádia Battella Gotlib , Juliana Souza, Cris Gouveia, Clóvis Ultramari também são atrações do evento.

Assim, dentro dessa nova realidade, a instituição organizou a Semana Literária de modo a superar todas as expectativas com segurança e agilidade. Os encontros serão realizados via plataforma Zoom. Os links de acesso serão disponibilizados diariamente aos inscritos. A Semana Literária PUCPR 2020 é uma iniciativa do Instituto Ciência e Fé PUCPR em parceria com o Curso de Letras da Universidade, PUCPRESS, Diretoria de Cultura e Esporte da PUCPR, Biblioteca Central da PUCPR e Universidade Católica do Salvador. Realizada com o patrocínio da FTD Educação e Chamex. De acordo com a assessoria da instituição, os inscritos também receberão declaração de participação, condicionada à presença integral na conferência ou bate-papo. O certificado será enviado para o e-mail cadastrado no momento da inscrição e em até 10 dias úteis após o término do evento.

Feira de livros e descontos

A PUCPR também realiza, até 31 de outubro, a edição de 2020 da Lombada - a feira de livros da Universidade, uma parceria entre as editoras PUCPRESS e Arte & Letra. Assim como a Semana Literária, a feira será 100% online e tem como objetivo promover o hábito de leitura e divulgar a produção editorial acadêmica e literária. Mais de 30 editoras de todo o Brasil e de diversos segmentos, reconhecidas pelo alto nível de qualidade de suas publicações, vão ofertar aproximadamente mil títulos impressos e digitais com até 50% de desconto. Além disso, diversas obras estarão no modo de acesso aberto, ou seja, gratuito. Tudo pode ser conferido  aqui no site oficial da Lombada.

Semana Literária: gratuitos e online, eventos trazem nomes nacionais e internacionais
Semana Literária: gratuitos e online, eventos trazem nomes nacionais e internacionais | Foto: Divulgação

Serviço:

https://www.lombada.pucpr.br/programacao

1ª edição da Semana Literária

Programação completa e as inscrições para as conferências podem ser acessadas neste link: https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr--conferencias__1003347

Programação completa e inscrições para os bate-papos podem ser conferidas neste link: https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr__1002738