Literatura em movimento
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de outubro de 2014
Marcos Roman<br>Reportagem Local 
Atração de hoje na programação do 12º Festival de Dança de Londrina, o espetáculo "Estrelas" une teatro, literatura, música e dança para levar ao palco uma montagem inspirada na última e impactante obra escrita por Clarice Lispector (1920-1977). Baseada no livro "A Hora da Estrela", a peça é uma coprodução Brasil-Dinamarca encenada pela atriz paulista Marilyn Nunes, que dá vida a personagens antológicos criados pela escritora e também à própria autora, ucraniana naturalizada brasileira. O espetáculo será apresentado às 20 horas no Circo Funcart.
Criada por Marilyn Nunes e Nordisk Teaterlaboratoriu, "Estrelas" é fruto de uma parceria entre Marilyn Nunes e o lendário Odin Teatret. A atriz brasileira relata que o trabalho de preparação para a montagem do espetáculo durou quatro anos, sendo os últimos doze meses reservados à residência artística no consagrado Odin Teatret, laboratório de criação sediado na Dinamarca, referência mundial em realização cênica. Lá, a inglesa Julia Varley que esteve no Festival de Dança 2013 com a montagem "Ave Maria" - assumiu a direção artística do espetáculo, em um sistema de coautoria na dramaturgia textual e coreográfica.
"Tenho muita identificação com esse texto da Clarice Lispector e já me sentia preparada para interpretar alguns personagens do livro. Mas durante o processo de criação da peça a Julia chegou um grande desafio para mim, que era interpretar a própria Clarice Lispector escrevendo aquele que seria seu último livro", relata Marilyn.
Segundo ela, o desafio acabou se revelando como o grande diferencial da peça. "A Julia me pedia que a Clarice não fosse mais personagem e que eu a fizesse como sendo eu mesma. Foi um processo de construção muito difícil mas também muito gratificante", afirma a atriz, que para interpretar a escritora se baseou em dados bibliográficos e em uma entrevista dada por ela à TV Cultura em 1997.
O processo de criação do espetáculo torna tênues as fronteiras entre dança e teatro, tirando o espectador da zona de conforto de reconhecimento imediato. Uma dissolução de barreiras que já é uma tradição no trabalho do grupo Odin e soou condizente com a obra de Lispector, que transita com desenvoltura entre meios expressivos diversos. "O método de treinamento do grupo Odin ensina o ator a explorar recursos que vão além do corpo e da voz. Isso fica nítido nos instrumentos que utilizamos em cena e que servem para marcar as mudanças de personagens que vão muito além da troca de figurinos", salienta Marilyn.
O convite para participar do Festival de Dança de Londrina foi recebido com alegria e surpresa pela atriz Marilyn Nunes. "O espetáculo estreou na Dinamarca em 2013 e este ano estamos levando ele para algumas cidades brasileiras. Não tinha muita esperança de ser selecionada para o festival por não ter números coreografados na peça, mas acho que as pessoas poderão associar os movimentos de cena com determinados estilos de dança contemporânea, que são mais expressivas", afirma.
Serviço:
Estrelas, com Marilyn Nunes
Quando Hoje, às 20 horas
Onde - Circo Funcart (R. Sen. Souza Naves, 2380)
Quanto - R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
Duração - 60 minutos
Classificação indicativa - 14 anos
Pontos de vendas - Secretaria da Funcart (R. Sen. Souza Naves, 2380/(43) 3342-2362. De segunda a sexta, das 8 às 20h, e sábados a partir das 13h30) e Loja Shop Ballet (R. Pio XII, 64 - loja 3/(43) 3323-4717. De segunda a sexta, das 9 às 18h, e sábados, das 9h às 12h)


