Imortal da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de 60 livros, o escritor Domício Proença Filho chega a Londrina neste final de semana como um dos destaques da programação do 14º Encontro das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná. Doutor em letras e livre-docente da Universidade Federal de Santa Catarina, o acadêmico falará sobre “O Lugar de Machado de Assis na Literatura Brasileira”. A palestra comandada por ele acontece neste sábado (16), às 14h30, no Hotel Sumatra e é aberta ao público.

Romancista, poeta, ensaísta, crítico literário, antologista, professor universitário, filólogo, pesquisador, conferencista e promotor cultural, Domício tornou-se um dos maiores estudiosos da obra de Machado de Assis. Nascido no Rio de Janeiro em 1936, o carioca tem entre seus livros mais famosos “Capitu, Memórias Póstumas” (Editora Record).

Wolfgang Heuer, professor da Universidade Livre de Berlim ministra a palestra também no sábado (16)
Wolfgang Heuer, professor da Universidade Livre de Berlim ministra a palestra também no sábado (16) | Foto: Divulgação

Outro palestrante que integra a programação do evento é Wolfgang Heuer, professor da Universidade Livre de Berlim. Ele ministra a palestra “Cosmos e república: um encontro com Hannah Arendt e Alexander von Humboldt”, programada para este sábado, às 9 horas, no Hotel Sumatra.

“São dois grandes eventos abertos ao público londrinense dentro de uma extensa programação que marca a primeira vez em que o Encontro das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná será realizado em Londrina”, destaca Júlio Bahr, diretor de comunicação da Academia de Letras de Londrina, entidade que existe há 41 anos.

“Além das palestras e eventos fechados aos acadêmicos, será realizado um show gratuito no Teatro Ouro Verde nesta sexta-feira (15) com a apresentações do saxofonista Derico Sciotti e da Orquestra de Metais de Londrina”, convida Bahr.

Segundo ele, o encontro em Londrina deve reunir cerca de 100 integrantes que compõem as 23 academias de letras existentes em todo o Paraná. “Essas academias são formadas por representantes de vários setores. Em Londrina, por exemplo, as cadeiras da academia são ocupadas por escritores, artistas, médicos e jornalistas, entre outros profissionais que se reúnem a cada 15 dias para compartilhar conhecimentos e disseminar cultura. Os interessados em participar dos nossos eventos podem acompanhar a agenda por meio do nosso blog - https://academia-de-letras-de-londrina.blogspot.com -, diz.

Serviço:

14º Encontro das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná.

Quando – de 15 a 17 de novembro

Onde – Hotel Sumatra (R. Sen. Souza Naves, 803)

Gratuito

Programação completa no site no blog https://academia-de-letras-de-londrina.blogspot.com