Seguem até o dia 17 de fevereiro as inscrições para o envio de trabalhos para o Londrix - Festival Literário de Londrina, que será realizado de 4 a 9 de maio deste ano. Reconhecido por movimentar a cidade com palestras, debates, oficinas, atividades infantis e atrair o público, o conjunto de atrações já é uma expectativa no calendário e, a cada ano, reúne mais pessoas em torno da Literatura. Com o tema “Literatura e Educação”, a edição 2020 promete experiências enriquecedoras a todos. Debates , palestras e lançamento de livros, são algumas categorias.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo correio ou por email. O evento é uma realização da Atrito Arte Artista e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Museu Histórico Padre Carlos Weiss. O edital com as normas para seleção de trabalhos que irão compor o festival está disponível no site neste site

Os projetos serão analisados pela curadoria formada por Marcos Losnak, Claudia Freitas e Frederico Barbosa Fernandes. A seleção se baseará nos seguintes critérios: análise de currículo, representatividade na área literária, tema da proposta e perfil do Festival. Ao todo, serão selecionados 37 projetos, que receberão o fomento de R$26.500,00.

.
. | Foto: Cirodelia/ iStock

Serão deferidas propostas alinhadas com o tema "Literatura e Educação" que respondam questões como: Quais as relações que a literatura estabelece com a educação? Como a educação utiliza a literatura como instrumento de ensino? Como a educação faz uso da literatura ao longo de todo o processo de escolarização, desde a educação infantil até a pós-graduação? O resultado será divulgado no dia 2 de março e a organização do festival entrará em contato com os selecionados.

IX Mostra Londrix Vídeo Poema

Sinônimo de criatividade, os vídeos poemas ganham, a cada ano, mais participantes e apreciadores. As inscrições encerram-se no dia 20 de março. Serão selecionados 10 vídeos poemas e o resultado será divulgado de 30 de março a 30 de abril via assessoria de imprensa, canal do youtube, facebook e instagram.

Na segunda quinzena de fevereiro, ações do Festival que tiveram início em 2019, como a oficina Encantamentos Poéticos, voltada para a terceira idade, e o Assalto Literário, que já teve oito edições e distribuiu mais de 7 mil livros, estarão no Festival Literário de Londrina para apreciação do público. A 16ª edição do Londrix - conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).