Rio de Janeiro - A sétima e última aventura de Harry Potter, ''The Deathly Hallows'', sai em 21 julho, na Inglaterra, mas o título em português já está praticamente definido pela tradutora Lia Wyler e a editora Rocco. Deve ser ''As Insígnias Mortais'', se aprovado pela autora, J.K. Rowling, que lê em português. ''Escolhemos insígnias porque Hallows - com maiúscula, senão o sentido é outro - tem vários significados, sempre ligados a símbolos do poder ou de divindade. Se ela tratasse de temas cristãos, poderiam ser relíquias, mas como suas referências são célticas, preferi insígnias, que podem ser o caldeirão, a espada ou o cinto dos antigos mestres de Harry Potter'', diz Lia. ''Como ainda não conhecemos o enredo dessa história, o título não é definitivo, mas dificilmente vai mudar.''
Lia traduz Harry Potter desde a primeira aventura e seu trabalho sempre agradou a J.K. Rowling, que morou em Portugal e, por isso, conhece a nossa língua. A autora cuida pessoalmente de todas as traduções e, na sexta aventura, elogiou o título ''O Enigma do Príncipe'' para a edição brasileira de ''The Half Blood Prince'', título original.
''A autora gosta de usar palavras de sentido dúbio ou de difícil tradução, o que deixa a nós, seus tradutores, em situações difíceis'', brinca Lia, que é professora de tradução na PUC do Rio - traduziu também Tom Wolf, John Updike e Margareth Atwood - e autora de ''Línguas, Poetas e Bacharéis, Uma Crônica das Traduções no Brasil'', uma história do ofício desde a colônia. ''No caso de ''half blood'', essa dificuldade só ocorreu nas língua latinas, nas quais a expressão meio-sangue não é usada para pessoas, só para animais. Nas línguas anglo-saxãs e outras, essa dificuldade aparentemente não existe. 'Deathly Hallows' virou insígnia mortal, que pode tanto se referir a quem mata ou quem morre.''
A partir de 21 de julho, Lia estará às voltas com Harry Potter, que normalmente lhe toma mais de três meses, em jornadas diárias de dez horas. Mas entre uma aventura e outra, ela não pára. Recentemente traduziu ''Edgar & Ellen nos Subterrâneos da Cidade'', de Charles Ogden (Rocco), ''Os Gêmeos da Lâmpada'', de P.B. Kerr (Rocco), ''Um Sonho Americano'', de Norman Mailer (L&PM), ''Meu Pescoço É um Horror'', de Nora Ephrom (Rocco), e ''O Aprendiz de Caça-Feitiço'', de Joseph Delaney (Bertrand Brasil).

mockup