LITERATURA - Bienal do Livro termina com aumento de visitantes
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Marcos Strecker<br> Folhapress 
A 13 Bienal Internacional do Livro do Rio, encerrada no último domingo, bateu recorde de público. Em 11 dias, o número de visitantes chegou a 645 mil, contra 630 mil na última edição. Segundo Paulo Rocco, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o faturamento foi de R$ 43 milhões (contra R$ 41,5 milhões na última edição) e 2,5 milhões de livros foram vendidos (contra 2,3 milhões em 2005).
Uma das principais atrações de domingo foi a escritora americana Cecily von Ziegesar, que enfrentou uma fila de dezenas de meninas adolescentes que queriam autógrafos para os livros da série ''Gossip Girl''. À tarde, o diplomata Alberto da Costa e Silva, as historiadoras Lilia Schwarcz e Francisca Nogueira de Azevedo e o jornalista Laurentino Gomes comentaram as comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real, que acontecem no ano que vem.
Ainda que a feira tenha sido um sucesso de público e vendas, e de vários eventos terem atraído muita gente (Ziraldo no sábado reuniu cerca de 500 pessoas - a maioria crianças), nem sempre as mesas funcionaram. O grande número de escritores convidados muitas vezes significou mistura de nomes sem afinidade.
Curiosamente, uma das mesas que mais funcionou foi a dos novelistas Gilberto Braga e Silvio de Abreu, que comentaram na noite de sábado o trabalho de criação de novelas. Mas, como disse Silvio de Abreu, ''isso não tem nada a ver com romance ou com literatura''.
Algumas editoras comemoraram os números positivos. A Record, maior editora do País, divulgou 25% a mais de vendas em relação à última bienal. A Objetiva (escolhida pela direção do evento como melhor estande) faturou 10% a mais. A Nova Fronteira divulgava 15% a mais de vendas.


