Apesar de não ser oficial, o verão já começou. E para enfrentar o calor cada vez mais intenso é preciso adaptar o cardápio do dia-a-dia, balanceando os nutrientes de acordo com a necessidade do seu organismo. Uma boa dica para as refeições é destinar uma atenção especial a um prato leve, fresco e fácil de fazer, a salada.
A nutricionista Valéria Arruda Mortaro segue bem esse conselho. Natural de São Paulo, mora em Londrina há oito anos e cozinha desde pequena, ''meu irmão tem um restaurante em Sorocaba''. Valéria acredita que ao se preparar uma salada, deve se destinar atenção especial ao molho: ''O molho é o diferencial. É ele quem literalmente dá 'molho' à salada''.
Como nessa época do ano a procura por alimentos leves cresce consideravelmente, a nutricionista recomenda atenção redobrada no preparo da salada: ''A higiene é essencial, e essa época é propícia à intoxicação alimentar. Se você não lavar bem a salada, é melhor ficar no arroz e feijão do que tentar um prato leve''.
Existem alguns ingredientes que não são bem-vindos à união com verduras, frutas e legumes. Valéria aconselha evitar molhos de maioneses (especialmente aqueles caseiros), pois, além de engordar, é o mais provável de estar infectado. Também é bom evitar frituras e alimentos mais pesados, o que facilita a sua digestão.
Para deixar a salada mais atraente, ela sugere incluir rodelas de limão, ''pois é fresco e pouco calórico'', queijo ralado, alcaparras, picles picado, cheiro-verde, castanhas de caju, nozes, frutas e hortelã. E o melhor, segundo Valéria, ''é que não precisa ter ingredientes caros, como um tomate seco, e sim, coisas do dia-a-dia, que você tem na geladeira''.
''Como só a salada não sustenta'', a nutricionista indica bons acompanhamentos ao seu cardápio: carne grelhada, pão, torradas e queijo branco. Além de muitos líquidos, uma necessidade que surge naturalmente no verão.
Uma das garantias para se certificar se a salada é nutritiva, é a cor. ''O colorido é uma prova que os ingredientes são ricos em vitamina'', o que só ratifica o conselho de que a salada alimenta muito e engorda pouco ao mesmo tempo.

mockup