São Paulo - "Se organizar direito, todo mundo chora", canta Letícia Novaes em "Deja Vu Frenesi", a faixa de abertura de seu novo disco, seu segundo como Letrux. Se "Em Noite de Climão", seu trabalho anterior, era fogo, o novo, "Aos Prantos", é água - ou, como ela canta, "lágrima, suor e gozo".

"Escolhi essa canção para inaugurar porque resume bem. Tem gente que esconde, mas se a gente for em frente ao Congresso e fizer um flash mob com todo mundo chorando, talvez tenha força", diz. "E nem todo mundo transa. Já saiu pesquisa dizendo que tem uma geração que não transa. Se a gente se organizasse para chorar ia ser melhor do que mentir que está transando."

.
. | Foto: Reprodução

"Aos Prantos" chega ao streaming na semana que vem, três anos depois de "Em Noite de Climão". Nesse período, Letrux deixou de ser conhecida como ex-vocalista do Letuce - banda indie do Rio de Janeiro - para se tornar uma das cantoras mais bem-sucedidas da música independente.

Bem-humorado, o disco de 2017 era dançante e ficou conhecido pelos shows e pela entrega de Letrux no palco, a ponto de ter sua turnê estendida por três anos. Agora, ela está mais para o choro e para o suor do que para o gozo.

"Às vezes, é mais difícil fazer música dançante. Mas, depois do fogo, você só pode olhar para dentro. O fogo queima, mata. Acho que 'Climão' pôs um ponto final - e eu gosto de pontos finais. Depois, só caberia algo denso. Abandonar a ironia, o cinismo, o deboche e olhar para a emoção."

Não por acaso, ela escolheu o mês de março para lançar o disco. Estamos na temporada de peixes, segundo ela, o signo mais sensível do zodíaco. É também um signo de água, elemento constante nas letras e até na feitura de "Aos Prantos".

"Letrux aos Prantos" foi gravado no segundo semestre do ano passado, mas começou a ser escrito em 2018. Seu processo de composição, ela diz, foi o "contrário da fertilização humana", em que cria as canções sozinha, a partir, das letras, e depois escolhe timbres e arranjos. "Sou o zigoto, e depois levo para as minhas parcerias fecundarem comigo."

SERVIÇO

Letrux aos Prantos

Natura Musical. Nas plataformas de streaming a partir de 13 de março.

mockup