Nascida em Belo Horizonte, Letícia Sabatella passou a infância e a adolescência em Curitiba, onde deu os primeiros passos de sua trajetória artística. Conhecida nacionalmente por sua atuação como atriz, a artista mineira mostra seu lado cantora no recém-lançado álbum “Caravana Tonteria”, que chegou às plataformas digitais pela gravadora Biscoito Fino. O repertório passeia por canções autorais, clássicos assinados por Chico Buarque e Caetano Veloso e tem como destaque um samba inédito composto por Arrigo Barnabé em parceria com Sérgio Espíndola.

O envolvimento de Letícia Sabatella com a música não é tão recente. Uma de suas composições chegou a ser gravada por Elza Soares, no antológico álbum “Do Cóxix até o Pescoço”, lançado em 2002. Trata-se da faixa “Cigarra”, na qual a atriz fez participação especial dividindo os vocais com a celebrada anfitriã. Seu lado cantora também foi explorado no programa Popstar exibido pela Rede Globo em 2019.

O álbum de estreia da artista chega ao mercado digital quando o espetáculo homônimo completa 5 anos de estrada, incluindo o hiato provocado pela pandemia. A formação da banda que acompanha a artista foge do convencional, com piano acústico: Paulo Braga; baixo acústico: Zéli Silva; serrote: Fernando Alves Pinto; serrote e percussão: Daniel D’Alcântara (músico convidado). “A direção musical é feita em sistema cooperativo, distribuída entre os quatro integrantes do grupo”, conta Paulo Braga, que além de pianista da banda é o diretor musical.

Letícia Sabatella assina cinco das 13 canções do disco
Letícia Sabatella assina cinco das 13 canções do disco | Foto: Flávia Canavarro/ Divulgação

Além de intérprete, Sabatella também assina cinco das 13 canções do disco. A artista comenta que seu método de composição surge de sua relação musical com o texto e o teatro. “A música vem na nossa mente organicamente, mesmo em momentos em que estamos executando alguma atividade cotidiana. Se a gente ouve esse estado que vem medicinalmente, sem pensar, e o registra, acaba conseguindo transformar e lapidar. Esse é mais ou menos o meu processo de deixar vir no inconsciente essa pedra bruta, para depois ir lapidando”, pontua.

Entre as regravações feitas pelo grupo estão clássicos como “Sabiá” e “Retrato em Branco e Preto”, ambas compostas por Tom Jobim e Chico Buarque. Também fazer parte do set list “A Rã” (Caetano Veloso); “Geni e Zepelim” (Chico Buarque); “Coração Vagabundo” (Caetano Veloso); “What a Wonderful World” (George David Weiss e Bob Thiele) e “Non, Je Ne Regrette Rien” (Michel Vaucaire / Charles Dumont), sucesso imortalizado por Edith Piaf. O disco traz ainda “O Sentido do Samba”, música até então inédita composta por Arrigo Barnabé e Sérgio Espíndola.

Sabatella diz estar feliz com o lançamento de seu primeiro álbum. “No início, a pandemia me deixou num estado de alerta, de urgência, de socorro, de querer ajudar a questão indígena, meus amigos, parentes, as pessoas que estavam mais vulneráveis, a família. Eu aprendi que o protocolo é um recurso que podemos tratar. Só que exige uma atenção extrema, um cuidado com o outro, um respeito, e trabalhando durante a pandemia tive essa consciência. Estou tendo o privilégio de poder estar num lugar seguro, fazer um show com todos os protocolos de segurança, lançar um álbum pela Biscoito Fino e ainda gravar uma novela”, finaliza.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

Álbum “Caravana Tonteria”

Artista - Letícia Sabatella

Gravadora – Biscoito Fino

Disponível nas plataformas de streaming

Ouça aqui a música A Rã, do álbum Caravana Tonteria, de Letícia Sabatella.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1