Vários eventos serão realizados em Londrina neste final de semana para celebrar a vida e a obra de Paulo Leminski. Além da exposição Múltiplo Leminski - em cartaz no Museu Histórico de Londrina até 30 de junho, a cidade recebe diversas atividades paralelas que pretendem revelar a multiplicidade do artista, que acumulava funções como músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário.

A genialidade da obra de Leminski está reunida em três eventos neste fim de semana em Londrina
A genialidade da obra de Leminski está reunida em três eventos neste fim de semana em Londrina | Foto: Dico Kremer/ Divulgação

O Grafatório recebe a mostra "Meu coração de polaco voltou", que faz um passeio pelas origens e influências polonesas na obra de Leminski - o artista era neto de colonos poloneses, por parte de pai. Com curadoria de Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski, a exposição é composta por painéis com reprodução de textos, fac-símiles, fotos do acervo particular, livros e documentos originais do poeta paranaense. "Sua obra é marcada por referências à cultura polonesa e este projeto garante a difusão da obra de Leminski e também das influências polonesas", revela Aurea. Londrina recebe a décima primeira montagem da exposição - a sexta no Brasil. "Meu coração de polaco voltou" já passou por Curitiba, Porto Alegre, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e por diversas cidades da Polônia, como Varsóvia e Poznan. Em Londrina, a mostra será aberta neste sábado (11) e fica em cartaz até 07 de junho.

Carlos Careqa é convidado especial do show que celebra a obra musical de Leminski no Teatro Ouro Verde
Carlos Careqa é convidado especial do show que celebra a obra musical de Leminski no Teatro Ouro Verde | Foto: Wikipédia.org/ Reprodução

A genialidade musical de Leminski ganha destaque no show Leminskanções que será apresentado neste sábado (11), às 20 horas, no Cine Teatro Ouro Verde. O espetáculo que reunirá Estrela Ruiz Leminski, Téo Ruiz e banda contará com a participação especial do cantor e compositor Carlos Careqa. A distribuição dos ingressos será feita gratuitamente uma hora antes do show. Leminski é autor de cerca de 100 músicas, algumas delas gravadas por grandes ícones da música brasileira como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, dentre outros. Por mais de seis anos, Estrela Ruiz, filha do artista se dedicou ao trabalho de resgatar o legado musical do pai. A pesquisa resultou no show que apresenta 14 músicas que integram o CD duplo "Leminskanções", gravado em 2014 e que serve de base para o espetáculo que chega agora a Londrina.

Alice Ruiz estará em Londrina neste sábado (11) para visita guiada à exposição Múltiplo Leminski, no Museu Histórico
Alice Ruiz estará em Londrina neste sábado (11) para visita guiada à exposição Múltiplo Leminski, no Museu Histórico | Foto: Divulgação

Ainda neste sábado (11), o público londrinense terá a oportunidade de ser conduzido a uma visita guiada pela poetisa e compositora Alice Ruiz, viúva de Leminski, pela exposição Múltiplo Leminski no Museu Histórico de Londrina. A visita está agendada para às 15 horas e tem entrada gratuita. Neste final de semana, a exposição contará com uma mostra audiovisual gratuita de vídeos, com exibição de longas-metragens, curtas e documentários relacionados ao universo do poeta. As sessões acontecem neste sábado e domingo (11 e 12), a partir das 16 horas, no Museu Histórico.

A exposição Múltiplo Leminski é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

Serviço:

Exposição "Meu coração de polaco voltou"

Quando - De 11/05 a 07/06/2019 (de terça a sexta-feira, das 14h às 19h e aos sábados, com agendamento prévio)

Onde - Grafatório (Av. Paul Harris, 1575)
Gratuito

Visita Guiada com Alice Ruiz

Quando – Sábado (11), às 15 horas

Onde - Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900 - Centro)

Gratuito

Show Leminskanções com participação especial de Carlos Careqa

Quando – Sábado (11), às 20 horas

Onde - Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)

Mostra audiovisual - Múltiplo Leminski

Quando – Sábado e domingo (11 e 12), às 16 horas

Onde - Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900)

mockup