Leminski na voz de Anna Toledo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de abril de 1998
Luiz Claudio Oliveira 
Marcelo AlmeidaA cantora Anna Toledo durante apresentação piloto, no Guairinha, que deu início ao projeto de show e CD com músicas de Paulo LeminskiEm vez de adormecer contando carneirinho, a cantora Anna Toledo passou a noite de segunda para terça-feira contando compassos. Ela sonhava com a expectativa de apresentar, pela primeira vez e com apenas quatro ensaios, o show piloto de um projeto que deve durar cerca de um ano. A razão do nervosismo estava em que a platéia era composta quase que totalmente por jornalistas e trazia ainda a poeta Alice Ruiz e a apresentadora de TV Áurea Leminski, respectivamente esposa e filha do nome que comanda todo o projeto: Paulo Leminski. É a partir deste show que nascerá um disco e um filme ou vídeo com as músicas de Paulo Leminski.
O show aconteceu na terça-feira à noite, no Guairinha, como uma preliminar do espetáculo do Conjunto Nacional, encabeçado pelos irmãos humoristas Chico e Paulo Caruso e pelo humorista e escritor Luiz Fernando Veríssimo, todos também jornalistas e justamente no Dia do Jornalista. Ao final do espetáculo, Anna recebeu uma dedicatória: De seu mais novo admirador, assinada por Veríssimo. Recebeu também os cumprimentos de Alice e Áurea e só então pode relaxar. Passei pela prova de fogo, imagine se elas não tivessem gostado, seria um terror, confessou sentada em uma das poltronas do então vazio Guairinha.
O projeto, que recebe ainda o nome provisório de Anna Toledo Canta Leminski começou a nascer há cinco anos, quando o produtor musical Sérgio Bianchi - homônimo do cineasta - começou a pesquisar e compilar as composições musicais de Paulo Leminski. Não foi um trabalho fácil, porque ele fazia parcerias com todo mundo, diz Bianchi. Ele acredita que o poeta tenha participado com música ou letra, ou os dois, de perto de 500 músicas.
Sérgio ancorou o projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e também nas Leis Rouanet e Lei do Audiovisual, para conseguir recursos. Segundo conta, tem sido tão bem recebido pelos empresários que chega a pensar que haverá disputa pelas cotas de auxílio e patrocínio. Mas confessa que o projeto só passou a ter uma cara definida com a entrada da cantora Anna Toledo. Ela veio dar um fecho de ouro pois é a melhor cantora de Curitiba apresentando o melhor compositor, elogia.
O projeto tem várias fases e a primeira é o show, que reunirá, além de Anna e Sérgio (violão e produção musical), mais Fábio Rodrigo (piano), Tenisson Ramos (baixo), Cesar Matoso (sopros) e Tampinha (bateria), que foram os mesmos que apresentaram a prévia do espetáculo no Guairinha. Além desses, devem ser convidados ainda Walmir Gil (trumpete que toca na banda Mantiqueira e com Djavan), François de Lima (trombone), Naylor Aparecido (o Proveta, sax alto e clarineta, também da banda Mantiqueira) e Cacá Malaquias (sax tenor).
O show deverá ir aos palcos de todo o país logo após a Copa do Mundo. Além de apresentar músicas mais conhecidas de Leminski, como Verde Verdura, gravada por Caetano e Valeu, por Paulinho Boca de Cantor, trará ainda músicas inéditas, inclusive uma Lembrem de Mim, musicada pela própria Anna Toledo sobre poema do livro Polonaises.
Todo o processo do show será gravado para poder se transformar numa espécie de documentário. O espetáculo não trará apenas músicas de Leminski. Ele representou uma época e lá se vão 20 anos, queremos colocar algumas músicas que representaram esta época, algo que ainda não definimos, mas que pode ser do repertório dos Novos Baianos, ou da Cor do Som, explica Anna.
A segunda fase do projeto chega então na gravação de um CD, que deverá acontecer apenas no ano que vem, depois que o show já estiver testado todo o repertório. Vamos ter algumas surpresas, como o próprio Leminski cantando e tocando, revela Bianchi. Ele recebeu da cineasta Berenice Mendes algumas fitas gravadas pelo próprio Leminski que serão usadas para recuperar a voz e o violão do poeta. Músicos de renome nacional serão convidados e na única faixa apenas instrumental, já está certa a participação do violonista e compositor Waltel Branco, primo do poeta.
Sérgio Bianchi conta que a maior dificuldade que teve na produção foi verter as músicas de Leminski para uma linguagem musical definida. Ele tinha uma linguagem muito pessoal de compor, que nem sempre se encaixa na forma musical tradicional, afirma. Por isso mesmo, o show terá uma linguagem própria, quase recompondo Leminski, mas sempre respeitando a intenção do poeta de união à música pop, ou seja a música de fácil entendimento popular.
Nosso enfoque não será o de aumentar o mito, mas de direcionar o trabalho ao público geral, diz Sérgio. Vamos ter uma linguagem acessível, que não significa desqualificar o trabalho, completa Anna Toledo.
Se em apenas quatro ensaios eles já conseguiram montar um show que agradou a Luiz Fernando Veríssimo, Alice Ruiz e Áurea Leminski, além de boa parte da platéia cheia de jornalistas, é de se esperar que, na estréia definitiva, Anna Toledo não fique mais tão nervosa a ponto de sonhar que está contando compassos. Apesar da inegável responsabilidade que assume. Nunca antes em Curitiba uma cantora teve um trabalho de produção tão detalhado para um show como o que a Anna vai ter, assegura Sérgio Bianchi. Em tempo, em 98, são 10 anos da morte do poeta.


