Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Do lado de fora do casulo
| Foto: Imagens: Reprodução



Eles são extremamente raros de serem encontrados. Gostam de viver em lugares desertos e cheio de pedras. Não gostam de barulho e odeiam acordar cedo.
Vivem embaixo da terra e adoram fazer buracos e mais buracos. Chamados de comilões, possuem a fama de devorar outros bichos esquisitos e desengonçados como calafangos, futucatuias e estrumbuchos.
O único registro da existência dos comilões está em "O Comilão", livro infantil do educador Cláudio Thebas publicado pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Elisabeth Teixeira.
A obra narra a história de um filhote de comilão chamado Güinf. Um filhote que vive protegido pela mãe e pelo pai numa toca segura. Um filhote que começa a sair sozinho da toca para conhecer o mundo.
Em sua primeira aventura fora da toca, Güinf conhece filhotes de calafangos que dizem coisas horrorosas de seu pai. Afirmam que seu pai é odiado pelos calafangos pelo seu hábito de matar e devorar calafangos.
Em sua segunda aventura, conhece filhotes de vergudos, que dizem coisas boas de seu pai. Dizem que ele é amado pelos verdugos pelo hábito de matar e devorar calafangos, já que os calafangos matam e devoram os verdugos.
Güinf, em suas aventuras, começa a entender o mundo do lado de fora da toca. Longe da barra da saia dos pais, as coisas possuem vários lados e os seres possuem várias formas de ver o mundo.
Em "O Comilão", Cláudio Thebas narra uma história que mistura contos de fadas e literatura fantástica. Uma história sobre os dramas e as alegrias presentes nas várias etapas de crescimento das crianças. Um caminho entre a fantasia e a realidade.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Do lado de fora do casulo



Serviço:
"O Comilão"
Autor – Cláudio Thebas
Ilustrações – Elisabeth Teixeira
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 48
Quanto – R$ 39,90