Dúvida. Ansiedade. Angústia. Três palavras. Três sentimentos. Geralmente coisas consideradas bem complicadas. Um verdadeiro nó em pescoço de girafa. Guarda-chuva sem cabo.
Apesar de complicadas não são exclusivas do mundo adulto. Criança também vive sentimentos de dúvida, ansiedade e angústia. Você com certeza já experimentou alguma situação envolvendo uma das três coisas. Ou, quem sabe, as três juntas. Mesmo sem saber tratar-se de dúvida, ansiedade ou angústia.
Na verdade, o nome dos sentimentos pouco importa. Aquilo que realmente interessa é que eles não provoquem um mal-estar prolongado. O importante é não deixar que eles transformem a vida na coisa mais chata e dolorida do mundo.
Para auxiliar as crianças nesse sentido, a escritora Ruth Rocha e a psicóloga Dora Lorch se uniram e criaram ''As Dúvidas Que Eu Tenho'', livro lançado pela Editora Ática com ilustrações de Mariana Newlands.
O livro não tem a intenção de narrar uma história mirabolante povoada por heróis fortes e corajosos. O objetivo é simplesmente apresentar situações cotidianas vivenciadas por crianças envolvendo sentimentos de dúvida, ansiedade e angústia. Mais do que apresentar as situações, revelar possibilidades de resolução, possibilidades de superação do mal-estar gerado por elas.
O livro é dividido em quatro partes: ''Quando Eu Não Sei'', ''Quando Eu Não Consigo'', ''Quando Eu Penso Diferente'' e ''Quando Eu Erro''. Cada uma delas com situações vivenciadas na escola, em casa e nas brincadeiras com outras crianças.
Quando chove, geralmente abrimos o guarda-chuva. ''As Dúvidas Que Eu Tenho'' revela que quando sentimos angústia, ansiedade ou dúvida, devemos abrir o guarda-chuva do entendimento. A gente não acerta sempre. Mas também não erra sempre. Basta abrir o guarda-chuva. Mesmo sem cabo.

Serviço:
- Livro ''As Dúvidas Que Eu Tenho - Inteligência Emocional Para Crianças'' de Ruth Rocha e Dora Lorch, ilustrações de Mariana Newlands, Editora Ática, 32 páginas, R$ 19,90.