LEITURINHA - Um mentiroso em apuros
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de abril de 2013
Marcos Losnak<br>Especial para a Folha2 
Ele era um dos sujeitos mais mentirosos do sul da França. Aumentava um pouco o tamanho de seus feitos. Inventava fatos que existiam apenas em sua imaginação. E fazia questão de deixar claro que não contava mentiras, contava miragens.
Tartarin era seu nome. Uma figura que está gravada na galeria dos peculiares personagens da literatura mundial. Mentiroso. Fanfarrão. Enganador. Arrogante. Falastrão. Contador de vantagens. Tudo isso com alguma ingenuidade.
Tartarin foi criado pelo escritor francês Alphonse Daudet (18401897). Nasceu na forma de folhetim em 1893 e foi transformado em livro em seguida. Personagem caricato, reuniu num só corpo as figuras de Dom Quixote e de Sancho Pança.
Suas aventuras e desventuras estão em "Tartarin de Tarascon", livro que acaba de ser lançada pela editora Cosac Naify com ilustrações de Rafael Sica. Clássico da literatura francesa, traz a história de um sujeito que engana meio mundo através de qualidades que não tem.
Após contar vantagem como caçador de leões, Tartarin é impelido a viajar ao continente africano para finalmente provar ser um temido caçador. O problema é que tudo aquilo que ele imaginou sobre a África, e sobre os leões, não existe na realidade.
Apesar de ser um grande contador de vantagens, Tartarin é completamente ingênuo. É capaz de cair nos golpes mais sorrateiros. Misturando aventura e comicidade, o autor coloca o personagem em situações trágicas e engraçadas ao mesmo tempo.
Ao final de sua jornada, através de uma série de acontecimentos inusitados, absurdos, cômicos e improváveis, Tartarin abate um leão. Velho e cego, mas um leão. Mas ninguém precisa saber disso. Uma miragem.
Serviço:
"Tartarin de Tarascon"
Autor Alphonse Daudet
Ilustrações Rafael Sica
Editora Cosac Naify
Tradução Carlito Azevedo
Páginas 160
Quanto R$ 33



