Espadas, canhões, navios, ataques, mãos de gancho, barris de rum, tapas olhos, punhais, pernas de pau, bandeiras com caveiras, papagaios e outras coisas mais. Você com certeza conhece alguma história de piratas, os lendários larápios que antigamente tumultuavam os oceanos.
Em toda e qualquer história de pirata, mulher não entra. Aparece apenas para ser raptada, tomada como refém ou servir de alimento aos tubarões. Enfim, pirataria é assunto de homem.
A escritora inglesa Celia Rees resolveu mudar essa situação. Em seu romance infanto-juvenil, ''Piratas!'', colocou duas mulheres de espadas nas mãos assustando os mares. Lançado pela editora Cia. Das Letras, o livro narra a história de duas garotas que se tornaram piratas no século 18. Duas corajosas jovens que percorreram o oceano Atlântico atacando navios comerciais e roubando suas mercadorias.
A protagonista da história é Nancy. Órfão de mãe, perdeu o pai antes de completar treze anos de idade. Sob os cuidados dos irmãos, é instalada numa fazenda de cana de açúcar da Jamaica de propriedade da família e prometida para se casar com um rico e violento navegador.
Garota de idéias próprias, Nancy percebe que a única maneira de viver com liberdade é através da fuga. Na companhia da amiga Minerva, uma escrava negra do lugar, abandona tudo e refugia-se num quilombo escondido no meio da mata. Na sequência, entram em contato com a tripulação de um navio pirata e se transformam em ladras dos mares. Para viver em liberdade, precisam usar unhas, dentes e espadas.
As aventuras vividas por Nancy e Minerva como piratas começam a ser narradas pela autora apenas a partir da metade do livro. Antes disso o leitor precisa provar uma xícara de água com açúcar. A caneca de rum surge depois. Celia Rees apresenta o processo de transformação de uma ''mulherzinha'' numa ''guerreira'' longe das convenções.
O grande vilão da história curiosamente é um brasileiro, o navegador a quem Nancy foi prometida. Homem regido pela maldade, percorre os mares à procura da garota com a vingança acesa nos olhos. Nancy foge do destino imposto pelo universo masculino para ser dona de seu próprio destino. De saia e espada.

Serviço:
- Livro ''Piratas! - As Verdadeiras e Memoráveis Aventuras de Minerva Sharpe e Nancy Kington, Mulheres Piratas'', de Celia Rees. Editora Cia. Das Letras, tradução de Otacílio Nunes Jr, 336 páginas, R$ 43,00.

mockup