LEITURINHA - O tamanho da tolerância
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de junho de 2007
Marcos Losnak<br> Especial para a Folha2 
Todo mundo já pensou em ter um cachorrinho de estimação. Todo mundo já pensou em ter um gatinho de estimação. Coelhinho, cavalinho e passarinho também. Carneirinho, patinho e peixinho.
Quase ninguém pensa em ter um sapo de estimação. Muito menos uma barata cascuda. Nem morcego, leão-marinho ou lesma. Também quase ninguém pensar em ter uma preguiça de estimação.
Rinoceronte é outro bicho que quase ninguém deseja como animal de estimação. Você consegue imaginar alguém levando um rinoceronte na coleira para passear? Ou um rinoceronte dormindo no sofá da sala? Ou mesmo um rinoceronte pulando no seu colo querendo um cafuné?
O escritor norte-americano Shel Silverstein pensou exatamente nisso, num rinoceronte como animal de estimação. Pensou, mas não tirou nenhum rinoceronte das savanas africanas e colocou dentro de casa. Apenar criou um livro chamado ''Quem Quer Este Rinoceronte?'' que acaba de ser lançado pela Editora Cosac Naify.
Na obra, Shel Silverstein apresenta, com toda simplicidade do mundo, tudo aquilo que uma criança pode viver com um rinoceronte de estimação em casa. Partindo de uma divertida viagem pelo território da imaginação, mostra como toda convivência possui um punhado de alegrias e algumas dores de cabeça. Mas nenhuma dor que não seja capaz de ser curada com o remédio da tolerância.
Se você arrumar um rinoceronte de estimação, por exemplo, ele pode devorar seu boletim da escola onde aparece um redondo zero de matemática. Antes de seu pai veja, é claro. Pode pegar todas as bolas no gol. Também pode brincar de pirata, imitar tubarão, segurar a corda para você pular e outras coisas divertidas.
Mas também pode pisar no seu pé sem querer. Pode fazer cocô em cima da sua roupa de homem-aranha. Derrubar o vaso de flores preferido de sua mãe. Enfim, um punhado de coisas que podem acontecer quando você tem um rinoceronte. Coisas que podem ser resolvidas com um pouco de tolerância.
Shel Silverstein é um especialista em tratar com delicadeza a relação de convivência entre os seres humanos, sempre envolvendo plantas e animais. Autor de belas obras como ''A Árvore Generosa'' e ''Leocádio, o Leão Que Mandava Bala'', transforma a existência em sutilezas.
Claro que você não precise ter um rinoceronte em casa para aprender a conviver com as diferenças. Também não precise ter um jacaré. Muito menos um búfalo. Quem sabe apenas um amigo que não gosta de futebol. Ou uma irmãzinha que faz xixi na cama.
Serviço:
- Livro ''Quem Quer Este Rinoceronte?'', texto e ilustrações de Shel Silverstein, Editora Cosac Naify, tradução de Alípio Correa de França Neto, 64 páginas, capa dura, R$ 36,00.


