No fundo do oceano não apenas há peixes e seres marinhos. Há também muitas histórias que sobem até a superfície em noites de lua cheia. Histórias que invadem a imaginação dos homens que vivem próximos ao mar.
Lendas e mais lendas. Sereias cantoras, navios fantasmas, pescadores desaparecidos, marinheiros enfeitiçados, náufragos lunáticos, tubarões enlouquecidas e peixes luminosos.
Uma dessas narrativas marítimas está em "Quidungo", romance infantojuvenil de Joaquim de Almeida que acaba de ser lançado pela editora Peirópolis. A história é uma aventura fantástica que incorpora elementos da cultura popular afro-brasileira.
Com ilustrações do próprio Joaquim de Almeida, o livro traz a história de João Quidungo, um destemido mergulhador que vive numa pequena vila de pescadores da costa brasileira. Com a capacidade respiratória típica de um peixe, ganha a vida resgatando objetos perdidos no fundo do mar.
João Quidungo é capaz de enfrentar todo tipo de desafio nas águas, onde se sente mais à vontade do que em terra firme. E seu grande desafio é resgatar o irmão pescador que desapareceu no mar após uma tempestade.
Nessa aventura, além de enfrentar peixes perigosos, necessita ludibriar a grande feiticeira dos mares. Uma figura poderosa que enfeitiça os homens e os arrasta para o reino das profundezas.
Quidungo não é um homem comum. Seu destino é o mais fantástico dos destinos. É um homem que poderia ter nascido no mar. Nadadeiras e barbatanas no lugar das pernas e braços. Um homem com o oceano dentro de si.

Serviço:
"Quidungo"
Autor – Joaquim de Almeida
Editora – Peirópolis
Páginas – 96
Quanto – R$ 42

mockup