Pense num sujeito mentiroso. Aquele tipo que aumenta meio metro no tamanho do peixe que pescou. Aquele tipo que, sentado no banco de reservas, consegue fazer três golaços no jogo. Aquele tipo que já levantou um carro com a mão esquerda enquanto trocava o pneu furado com a mão direita.
Pois bem, esse sujeito que você imaginou não passa de um mosquito perto do lendário Barão de Munchausen, o maior mentiroso da história da literatura. Uma figura capaz de contar as lorotas mais absurdas sem ficar vermelho. E jurar de pés juntos que tudo não passa da mais pura verdade.
Se você não conhece esse famoso mentiroso pode encontrá-lo em ''As Aventura do Barão de Munchausen'', livro que acaba de ser lançado pela editora Iluminuras. A edição, com gravuras tradicionais de Gustave Doré, traz uma compilação com as mais incríveis histórias do personagem.
Escrita pelo bibliotecário alemão Rudolf Erich Raspe, a obra foi publicada originalmente em 1785. Ao longo dos séculos, ganhou inúmeras versões populares e tornou-se um clássico da literatura infantojuvenil.
''As Aventuras do Barão de Munchausen'' é formado por uma sucessão de episódios envolvendo caçadas, pescarias, batalhas, viagens e apostas. Peripécias improváveis e inacreditáveis, todas protagonizadas pelo herói fanfarrão nas mais variadas partes do mundo.
Em suas histórias de caçadas, por exemplo, está o dia em que ele, completamente sozinho e desarmado, cruzou com um lobo faminto na floresta. No momento em que o lobo atacou-o, com a boca escancarada e dentes afiados, o Barão simplesmente enfiou a mão pela boca do animal, agarrou suas entranhas e puxou de volta com uma rapidez fantástica. Você pode não acreditar, mas o Barão de Munchausen jura que literalmente virou lobo do avesso. Usando apenas uma das mãos.
Serviço
As Aventuras do Barão de Munchausen
Autor - Rudolf Erich Raspe
Ilustrações - Gustave Doré
Tradução - Ana Goldberger
Editora - Iluminuras
Quanto - R$ 44 (200 págs.)

LANÇAMENTOS

Palavras
  Em ‘‘A Paixão de A a Z’’ Alonso Alvarez apresenta os desafios de duas letras do alfabeto para ficarem lado a lado. De maneira bem humorada, o amor entre elas percorre dezenas de palavras até encontrarem, num jogo linguístico, a palavra mais adequada.
n Editora Peirópolis, ilustrações de Marcelo Cipis, 32 páginas, R$ 29.

mockup