LEITURINHA - Novas cantorias
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Marcos Losnak<br>Especial para a Folha2 
Quando elas aparecem, a diversão é certa. As cantigas de roda, ou as cantigas de ninar, aparecem na vida já na tenra infância e ficam gravadas na memória. São ótimas brincadeiras do folclore brasileiro.
Embora tradicionais, elas podem ser reinventadas na forma de brincadeiras. Você já pensou em recriar essas cantigas, trocando a letra e preservando a melodia?
Foi exatamente isso que o escritor Sinval Medina imaginou ao escrever "Cantisapos, Histocarés e Cirandefantes", livro lançado pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Renata Bueno.
A obra traz tracionais cantigas de roda com letras alteradas. Para cada antiga cantoria folclórica, Sinval Medina criou uma nova e divertida letra.
A receita é simples, basta transformar, por exemplo, "atirei o pau no gato, mas o gato não morreu" em "dei comida para o pato, mas o pato não comeu". Algo próximo das paródias.
Entre as histórias criadas para as melodias folclóricas, está a de uma aranha que dança rock na cozinha da vovó. A de um jacaré que compra uma cadeira, mas não tem bunda para sentar. A da filha do sapo que deseja se casar com um lagarto largadão. E a de uma menininha que vai à feira comprar frutas para a vovozinha.
A proposta da obra é de que o leitor identifique a cantiga original que deu origem às recriações. E que realize, ele próprio, seu próprio exercício de reinvenção.
SERVIÇO
"Cantisapos, Histocarés e Cirandefantes"
Autor Sinval Medina
Ilustrações Renata Bueno
Editora Companhia das Letrinhas
Páginas 48
Quanto R$ 37


