Era uma vez uma cidade como qualquer outra. Tinha tudo que uma cidade costuma ter, ruas, casas, escola, hospital, praça, padaria e sorveteria. Apesar de aparentemente uma cidade comum, tinha algumas particularidades incomuns.
As ruas, por exemplo, se moviam constantemente, mudavam de posição, inventavam curvas e atalhos. As calçadas mudavam de dimensão a qualquer momento de acordo com o volume de pedestres.
As estátuas das praças riam e gargalhavam. As árvores dos parques contavam histórias para qualquer um que chegasse perto delas. Os jatos de água dos chafarizes dançavam conforme a música que estivesse tocando no rádio.
Uma cidade feita para as pessoas vivessem bem. Com alegria e bom humor. Uma cidade imaginária criada pelo escritor grego Antonis Papatheodoulou no livro infantil "A Cidade que Derrotou a Guerra".
Lançada pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Myrto Delivoria, a obra traz uma fábula de como os conflitos e impasses podem ser resolvidos através do simples desarme.
Um belo dia a cidade recebe a visita de um general e seu exército. O militar pretende ocupar a cidade, fazer uma base de guerra para dominar outras cidades.
O fato é que, por ser uma cidade feita para as pessoas viverem bem, a guerra não tem chance de dominar a cidade. As ruas confundem os tanques, as calçadas anulam as estratégias, as árvores adormecem os soldados, as estátuas provocam risos e muito mais.

SERVIÇO
"A Cidade que Derrotou a Guerra"
Autor – Antonis Papatheodoulou
Ilustrações – Myrto Delivoria
Editora – Companhia as Letrinhas
Tradução – Eduardo Brandão
Páginas – 40 (capa dura)
Quanto – R$ 33

mockup