Existem coisas fáceis de serem descritas. O mundo das coisas concretas, por exemplo, sempre ao alcance das mãos ou dos olhos, não oferece grandes dificuldades. Existem também as coisas complicadas de serem descritas.
Descrever a lua no céu da noite pode ser tarefa fácil. Mas descrever a sensação da lua dentro da boca exige mais. Pede mais do que uma sequência ordenada de palavras. E se, por acaso, se tratar da primeira vez que a lua nasce no céu da boca, as palavras podem pedir um pouco mais.
As primeiras sensações, sentimentos e experiências, sempre guardam uma ventania de novidade. A tempestade do desconhecido, a impressão de insegurança, a confusão do inesperado... Algo como a sensação de conhecer a palavra e, ao mesmo tempo, não saber o seu significado.
''Aquela Água Toda'', novo livro juvenil de contos do escritor paulista João Anzanello Carrascoza, traz uma lua em cada boca. São 11 histórias curtas protagonizadas por garotos e garotas imersos no momento de transição entre a infância e a juventude.
Histórias que não trazem lições. Trazem as sensações das primeiras experiências através de um olhar silencioso. Tudo encarado a partir de uma ótica interna, cultivada com aquilo que a delicadeza pode oferecer de melhor. Seja na alegria ou na tristeza.
Lançado pela editora Cosac Naify com ilustrações da artista plástica Leya Mira Brander, ''Aquela Água Toda'' revela que talvez não sejam os grandes acontecimentos externos que conduzem a existência. Talvez a condução mais reveladora esteja nos acontecimentos cotidianos, ao lado das pessoas próximas, perto da sensação de abrigo. Uma condução invisível onde apenas cada um, individualmente, tem a capacidade sentir e pensar. Como se cada um, certa noite, percebesse uma lua particular nascendo no céu da boca.

Serviço:
- Aquela Água Toda
Autor - João Anzanello Carrascoza
Ilustrações - Leya Mira Brander
Editora - Cosac Naify
Páginas - 96
Quanto - R$ 39,90

LANÇAMENTO
Paixão
Chega às livrarias na próxima semana o novo livro juvenil do escritor norte-americano Daniel Handler (mais conhecido sob o pseudônimo de Lemony Snicket, autor da coleção ''Desventuras em Série'' com as desafortunadas peripécias dos irmãos Baudelaire). ''Por Isso a Gente Acabou'' narra a história de uma garota que acaba de terminar um namoro. Para superar a dor e o sofrimento, ela remete ao ex-namorado uma caixa com todos os objetos significativos que fizeram parte da história do amor entre eles. Para cada objeto, ela escreve uma carta descrevendo seu significado sentimental. Em se tratando de Daniel Handler, é sempre bom lembrar que o cômico e o trágico ocupam o mesmo espaço na narrativa.
- Editora Cia. Das Letras, ilustrações de Maira Kalman, tradução de Érico Assis, 376 páginas, R$ 44,00.

mockup