LEITURINHA - A dança do berimbau
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de outubro de 2007
Marcos Losnak<br> Especial para a Folha2 
Ninguém sabe com exatidão a origem do nome ''capoeira''. Alguns dizem que surgiu do termo indígena usado para nomear vegetação rasteira. Outros afirmam que apareceu a partir do nome de um antigo cesto que os escravos africanos utilizavam para carregar aves. Outros ainda dizem que o nome foi emprestado de uma ave brasileira, famosa por proteger seu ninho com a determinação de um guerreiro.
Considerada a única luta genuinamente brasileira, a capoeira também é encarada como dança e como jogo. A sua história é apresentada em ''José Moçambique e a Capoeira'', livro infanto-juvenil lançado pela Editora Companhia das Letrinhas. Criada por Joaquim de Almeida, Laurabeatriz e Thereza Almeida, a obra é um passeio pelo universo da luta que parece dança, da dança que parece jogo, do jogo que parece luta.
''José Moçambique e a Capoeira'' é divido em duas partes. A primeira narra a história de uma garoto chamado Zé Moçambique. Um moleque que não perde uma oportunidade de participar de uma roda de capoeira. Certo dia, quando o mestre do berimbau adoece, precisa viver uma aventura inesperada.
Como a doença do mestre está vinculada à quebra da cabaça de seu berimbau, Zé recebe a incumbência de conseguir uma cabaça nova. Não se trata de uma cabaça qualquer, mas um tipo de cabaça que só pode ser encontrada em determinado lugar vigiado por sujeito nada amigável.
A segunda parte de ''José Moçambique e a Capoeira'' apresenta a história da capoeira, o contexto de suas origens, sua importância cultural, as origens africanas, a busca pela liberdade, seus principais personagens, o papel da música, os movimentos básicos, os toques de berimbau e muito mais. Os dois principais estilos, como a capoeira regional e a capoeira de angola, também são abordados.
O livro é uma boa introdução ao universo da capoeira. Um universo que viveu grandes transformações ao longo do tempo e acompanhou a história cultural do país. Apresenta de maneira clara uma das coisas que a capoeira é capaz de revelar. Apesar de ter sido criada como uma espécie de luta guerreira de libertação, hoje não se trata mais de um jogo contra o outro, mas de um jogo com o outro.
Serviço:
José Moçambique e a Capoeira, de Joaquim de Almeida, Laurabeatriz e Thereza Almeida. Editora Companhia das Letrinhas, 64 páginas, R$ 30,00


