LEITURINHA - A compreensão do mundo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 09 de dezembro de 2003
Marcos Losnak<br> Especial para a Folha2 
Para qualquer criança o desconhecido é algo sedutor. A sede por novidades pode ser descrito como um rio liberto das suas margens. O desconhecido pode até gerar medo, mas a sedução das novidades geralmente é sempre maior que ele. E o impulso de superá-lo surge de repente.
Tudo indica que é justamente a partir de nossa relação com o desconhecido que apreendemos o mundo e as pessoas. As crianças não gastam tempo pensando nisso, mas vivendo essa experiência. Esse é o caso do personagem narrador de ''As Histórias de Faivl'', livro escrito por Dovid Bergelson e ilustrado por Lasar Segall.
A obra, publicada pela Cosac & Naify Edições, nasceu da parceria entre o escritor ucraniano Dovid Bergelson (1884 - 1952) e o pintor russo Lasar Segall (1891 - 1957) quando ambos estavam vivendo na Alemanha. Publicado originalmente em Berlim, em 1923, o livro narrava o encontro de um garoto solitário com outro menino solitário chamado Faivl, os dois imersos na cultura judaica. Logo depois de trabalhar no livro, utilizando litografias e xilografias, Lasar Segall mudou-se para o Brasil, onde tornou-se artista inserido na cultura brasileira.
Em ''As Histórias de Faivl'', o narrador é um garoto que, na ausência da mãe doente, é criado pela tia. Saindo pouco de casa e sem amigos, ele devora o mundo externo através de pequenas informações que chegam até sua casa. Certo dia, num de suas raros passeios, encontra um garoto chamado Faivl, que passa os dias sentado na porta de sua residência na companhia de uma cabra. Com dificuldades físicas de andar, leva uma vida igualmente solitária, distante de outras crianças.
O encontro dá início a uma amizade que vai além das brincadeiras. Através de conversas, cada menino entra em contado com o mundo do outro. O detalhe é que o mundo de Faivl é de uma riqueza sedutora aos olhos do narrador. As histórias que ele é capaz de contar, de coisas acontecidas ali mesmo, em sua vila, entrega ao amigo, mostrando a ele um mundo que desconhecia.
Com história acolhedora, um dos pontos altos de ''As Histórias de Faivl'' está em apresentar a descoberta do mundo externo a partir da ótica infantil. A experiência de uma criança compreendendo que o mundo não é regulado por ela, mas por coisas e pessoas independentes, imersas em enigmas e surpresas. O velho e sedutor desconhecido.
Serviço:
- ''As Histórias de Faivl'' de Dovid Bergelson, gravuras de Lasar Segall, Cosac & Naify Edições, tradução de Berta Waldman e Nacy Rozenchan, 64 páginas, R$ 32,00.


