SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais de modo geral estão suspensas. As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.

Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias cinematográficas que foram para o streaming, canais de TV com o sinal aberto, visitas virtuais a museus e espetáculos de dança e teatro filmados e disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quinta (26).

Artes plásticas

A Galeria Leme promove uma visita virtual ao ateliê de Nádia Taquary, a mais recente artistas a ser representada pela galeria. Nascida em Salvador, ela realiza um trabalho que dialoga com a história do negro no Brasil. O encontro acontece por uma live no Instagram, às 17h.

Lá fora, instituições como o Museu do Louvre, em Paris, e o Smithsonian, com filiais em Nova York e Washington, oferecem em seus sites tours virtuais de exposições atuais e passadas. Já o Metropolitan, também em Nova York, fez há três anos vídeos em 360º mostrando as suas dependências --eles estão disponíveis no YouTube.

Literatura

Uma das maiores artistas do pop rock brasileiro, Rita Lee também escreve livros infantis. Nesta quarta, a partir das 21h, em seu Instagram, ela faz a leitura de "Dr. Alex", obra que faz parte de uma série lançada pela autora nos anos 1980 e 1990 e ganhou reedição em 2019. Na narrativa, a artista aparece como vovó Ritinha, a mesma personagem presente no livro "Amiga Ursa - Uma História Triste, mas com Final Feliz", que se inspira na história de Rowena, conhecida como a ursa mais triste do mundo --e que morreu um mês após o lançamento do livro no ano passado.

Cinema

A mostra de documentários É Tudo Verdade, que foi adiada para novembro, disponibiliza, a partir desta quinta, a série francesa "A Herança da Coruja" (1989), de Chris Marker. Os episódios podem ser vistos no site da plataforma pública Spcine Play. Em versão restaurada, a série discute, a partir de 13 palavras incorporadas ao vocabulário moderno, o legado cultural e político da Grécia clássica para o mundo contemporâneo.

Dança

A Redbull TV oferece, em seu site, documentários, séries e longas que abordam diferentes movimentos de dança de rua pelo mundo. Entre as opções do catálogo, há a produção nacional "Dance Como". Em cada episódio (são quatro no total, com cerca de cinco minutos cada) a produção acompanha a trajetória de um artista, como Vini, que pratica heels dance (dança com salto alto), e Fabiana Balduína, a FabGirl, artista de breaking de Brasília.

Teatro

O Theatro São Pedro disponibilizou, em seu canal do Youtube, gravação do balé "Pulcinella", de Igor Stravinsky, e a ópera "Arlecchino", de Ferruccio Busoni, programa duplo que abriu a temporada 2017. Com direção musical de Ira Levin e direção cênica de William Pereira, o programa contou com participação da São Paulo Companhia de Dança.

Música

A plataforma de streaming do rapper Jay-Z promove o "TIDAL em Casa" que reúne apresentações de grandes artistas da cena mundial com 12 horas de performances pré-gravadas. Nesta quinta, a cantora Lizzo, ganhadora Grammy de melhor performance solo com o hit "Truth Hurts", e a espanhola Rosalía, que mescla flamenco com batidas eletrônicas e R&B, fazem parte do lineup. Há ainda nomes como The Chainsmokers e Bazzi. Os shows começam a ser transmitidos às 13h, no site da plataforma, e vão até à 1h.

O festival Fico em Casa dá continuidade ao streaming de shows caseiros no Instagram, entre as 13h30 e as 23h. A programação tem Fafá de Belém às 18h30, B Negão às 20h, Brvnks às 22h e Purosuco às 23h, entre outros. Veja a programação completa na página do festival.

Para saber os destaques da programação desta quarta na TV, leia a coluna Multitela.