LEITURA DIVERSIFICADA
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Zeca Corrêa Leite
De Curitiba
Como se sabe o leitor brasileiro não se contenta mais em ler somente ficção, especialmente romances. Algumas das principais livrarias de Curitiba registraram a tendência diversificada do público, que nas últimas semanas de dezembro foi às estantes de livros não exatamente em busca de obras para consumo próprio, mas, em sua maioria, para presentear os amigos.
Os consumidores levaram de tudo um pouco biografia, história, poesia, auto-ajuda. Esse é um aspecto, mas nota-se que há também maior exigência na qualidade daquilo que se vai levar para casa, segundo Juarez Vidal, gerente da Livrarias Curitiba filial Rua das Flores. Com a grana curta, o livro se transformou em investimento. As pessoas estão mais seletivas, afirma.
Emerson Rogério da Silva, do departamento de vendas da Livraria do Eleutério, tem a mesma opinião. Ele acredita ainda que acentua-se cada vez mais a preocupação do leitor em ampliar seus conhecimentos na área em que atua.
Os novos dados que alteram o panorama não são suficientes para tirar de cena a literatura adulcorada e insossa como a produzida por Sidney Sheldon e demais escritores do gênero. Paulo Coelho está aí para engrossar a lista dos bem-sucedidos do setor. Como sinal dos tempos ou um sintoma desta fase de transição , as obras de auto-ajuda e esoterismo igualmente são devoradas por uma legião de crentes.
No final de 99 o lançamento de Ruy Castro, Ela é Carioca, emplacou entre os preferidos, ao lado de Rio de Assis Imagens Machadianas do Rio de Janeiro, com fotos de época e textos de Machado de Assis, e Notícias do Planalto A Imprensa e Fernando Collor, relato dos bastidores da política nacional, que serve como um alerta para uma sociedade de curta memória.
Aliás, Notícias do Planalto, de Mario Sérgio Conti, está na lista dos mais vendidos da Livraria do Eleutério. Também Capitães do Brasil, de Eduardo Bueno, A Casa dos Budas Ditosos Luxúria, de João Ubaldo Ribeiro, Viagem à Itália 1786 a 1788, de Goethe, Fim de Milênio, de Manuel Castells e as Obras Completas de Jorge Luiz Borges.
O bom humor mostra sua cara na lista da Livrarias Curitiba com As Melhores Piadas do Planeta, assinado pelo pessoal do Casseta & Planeta. Mas incluem-se no rol dos mais vendidos A Viagem do Descobrimento, de Eduardo Bueno, o Almanaque do Pensamento 2000 e Não Faça Tempestade em Copo dÁgua, de Richard Carlson.
Na Livraria do Chaim a trilogia de Eduardo Bueno (A Viagem do Descobrimento, Náufragos, Traficantes e Degredados e Capitães do Brasil) teve bastante procura, conforme o vendedor Rui Barbosa. Assim como Um Longo Caminho para Casa, de Danielle Steel e O Brasil dos Viajantes.
A lista da Livraria Meridional traz A Invenção da Solidão e Timboktu, dois trabalhos assinados por Paul Auster; A Mulher que Escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar; Não Faça Tempestade em Copo dÁgua e Não Faça Tempestade no Trabalho, de Richard Carlson.Livrarias registram mudança nos hábitos do consumidor, além da ficção os brasileiros devoram livros de História e auto-ajuda
Agência EstadoO escritor Eduardo Bueno consegue colocar a História no ranking dos best-sellersReproduçãoPaulo Coelho continua seduzindo os místicos com livros que ganham público no Brasil e exterior