LEITURA - O caçador de psicopatas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Marcos Losnak <br> Especial para a Folha2 
Uma época não muito remota. Uma época em que os escritores criavam histórias e publicavam em livros. Entre os leitores estaria algum cineasta que, encantado com a história, adaptaria o livro para o cinema. A literatura se convertia em cinema.
Essa época não existe mais. Pelo menos na visão do escritor e roteirista norte-americano Anthony Zuiker. Para ele, nos dias digitais de hoje, literatura e cinema nascem juntos, simultaneamente. Uma história deve ser contada em múltiplas plataformas, em diversas mídias. Principalmente no universo do entretenimento.
Para colocar essa ideia em prática, Anthony Zuiker criou a série ''Grau 26'' (Level 26) que narra as peripécias do policial Dark, um sujeito especialista em capturar os assassinos mais sanguinários e perversos da face da terra. Um caçador de serial killer. O segundo volume da série, ''A Profecia Dark'' acaba de aportar nas livrarias brasileiras lançada pela editora Record. A mesma editora lançou, há dois anos, ''Grau 26 - A Origem'', primeiro volume.
''A Profecia Dark'', escrito por Anthony Zuiker e Duane Swierczynski, é um romance policial pautado pelas cartas do tarô. Cada capítulo corresponde a uma carta, que por sua vez corresponde a um violento assassinato realizado por ACT (Assassino das Cartas de Tarô). Nada mais do que um psicopata que monta, com os corpos das vítimas, cenas que reproduzem as imagens gravadas nas cartas de tarô.
Na cola do assassino, está Dark. Só que agora ele não mais trabalha para a polícia, mas atua de maneira independente. Longe da lei. Seu afastamento da polícia é narrado no primeiro volume de ''Grau 26'', quando o investigador pica a machadadas um serial killer que torturou e matou um punhado de boas pessoas. Entre elas, os pais de Dark, seus irmãos e sua esposa. O típico clássico clichê de vingança.
No romance, em cada capítulo correspondente a uma carta de tarô, há uma senha, um código. Se o leitor entrar no site oficial da série (grau26.com.br) e digitar a senha terá acesso a uma versão em vídeo da história. Ao todo são 11 vídeos, de aproximadamente dez minutos cada um, roteirizados e dirigidos pelo próprio Anthony Zuiker.
O leitor pode apenas ler o livro. Como também pode ler o livro e ver os filmes simultaneamente pela internet. Vale assinalar que os episódios em vídeo não são uma adaptação cinematográfica da história narrada no papel em forma de literatura. Parte da história impressa para criar uma história paralela em imagens com novos elementos que não aparecem no livro. Um novo formato para o chamado livro digital.
Na tentativa de capturar o ACT, Dark procura o auxílio de uma taróloga que abre um jogo de cartas para ele. Os 11 vídeos retratam esse jogo, que no livro aparece de maneira breve. Retratam a atormentada mente de Dark diante de seu passado de seu futuro incerto. E o destino mordendo seu calcanhar como um animal.
E o destino do caçador de psicopatas é sintomático. Ele possui ''sorte para o mal'' e ''azar para o bem''. Ele teria, em sua mente, o mesmo teor de mal presente na mente dos assassinos que ele persegue. Só que direcionado para o bem. Anthony Zuiker e Duane Swierczynski fazem uso da mesma dualidade presente nos heróis mais radicais das histórias em quadrinhos contemporâneas.
Vale lembrar que Anthony Zuiker é o criador de um dos seriados de televisão mais assistido mundo afora, o CSI. Duane Swierczynski é um escritor de thrillers tipicamente americanos. Juntos, desenvolveram um personagem típico do cruzamento entre o bem e o mal. O terceiro volume de ''Grau 26'' (Dark Revelations) foi lançado recentemente nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil em 2012. O mal não para. E o bem precisa correr atrás.
Serviço:
- A Profecia Dark (Grau 26 - Volume 2)
Autor - Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski
Editora - Record
Tradução - S. Duarte
Páginas - 378
Quanto - R$ 38,90
Fragmento:
Riggins abaixou a arma. Conhecia Dark melhor que ninguém, e conhecia assassinos em série melhor que ninguém.
Todos os psicopatas que ele havia perseguido tinham o mesmo impulso de matar, a mesma sede de sangue e violência. Dark sentia a mesma compulsão, a mesma sede... mas por justiça, por vingança. A divisão pudera utilizar aqueles dons por algum tempo, mas Dark se cansara. Precisava trabalhar à sua maneira. Sem dúvida aquilo era ilegal. A lei não dava espaços a milicianos. Riggins sabia que em algum momento seria obrigado a capturar Dark, mas não chegara esse momento. Por enquanto, Dark ainda era uma força para o bem. O melhor era deixá-lo voltar ao seu lar.
(Fragmento de ''A Profecia Dark'' de Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski)


