LEITURA - Nascer ou não nascer, eis a questão
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Marcos Losnak<br>Especial para a Folha2 

Em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o escritor brasileiro Machado de Assis coloca a narrativa na voz de um sujeito deitado num caixão. Devidamente apodrecendo no interior de uma sepultura sob sete palmos de terra.
Em "Enclausurado", o escritor inglês Ian McEwan coloca a narrativa na voz de um feto na barriga da mãe. Devidamente crescendo e desejando descobrir o mundo exterior e com sede de vingança.
Lançado pela editora Companhia das Letras, "Enclausurado" é o novo livro de Ian McEwan. A obra vem fazendo sucesso na Inglaterra e Europa por sua abordagem pouco usual. O personagem narrador, no caso um feto de oito meses, carrega um sentimento de vingança incontrolável que beira o desejo de sangue.
O romance utiliza o argumento básico de "Hamlet", tragédia criada por William Shakespeare entre os anos de 1559 e 1661. Com humor e sarcasmo, Ian McEwan coloca o lendário príncipe Hamlet na pele de um feto. Um embrião que acompanha, com mãos e pés atados dentro da placenta, a própria mãe e seu amante tramarem o assassinato de seu pai. Detalhe: o amante é seu tio, irmão mais novo de seu pai.
Pode parecer complicado, mas tudo assume a forma das novas famílias contemporâneas. John, pai do futuro bebê, é um poeta em decadência que tentou viver em nome da literatura, mas acabou no fracasso. Trudy, a mãe que carrega o feto no ventre, já não ama mais o marido, na verdade o odeia e acaba caindo nos braços de Claude, irmão de John. Claude nutre, igualmente, um ódio antigo pelo irmão John, e se une à Trudy num plano para assassiná-lo. O casal de amantes não deseja apenas a morte de John, deseja também colocar as mãos numa fortuna que ele acaba de herdar.
Toda a trama e os acontecimentos são apresentados pela ótica do feto, alguém que está começando a conhecer não apenas o ser humano, mas também o mundo. Ingenuidade e hipocrisia são coisas que ele não possui. Encara as coisas como elas se apresentam. E nisso reside o humor de "Enclausurado". Aquele que ainda não nasceu, por exemplo, adora quando sua mãe bebe umas doses a mais. É sua oportunidade de pirar em divertidas cambalhotas na piscina da placenta.
Sua maneira de entender o sexo, entre a mãe e o amante, chega próximo das fronteiras do humor. Sua percepção não tem amarras: "Nem todo mundo sabe o que é ter o pênis do rival do seu pai a centímetros do seu nariz. A essa altura tardia, eles deviam estar se contendo por minha causa. A cortesia, senão um motivo clínico, assim exigiria. Fecho os olhos, aperto as gengivas, me apoio nas paredes uterinas. Essa turbulência sacudiria as asas de um Boeing. Minha mãe estimula seu amante, o incita com gritos dignos de um parque de diversões. Parede da Morte! Toda vez, a cada movimento do pistão, temo que ele rompa a barreira, perfure os ossos ainda moles de meu crânio e irrigue meus pensamentos com a essência dele, com o creme abundante de sua banalidade. Depois, com o cérebro afetado, vou falar e pensar como ele."
"Enclausurado" apresenta os impasses de um feto que, diante das informações internas e externas que recebe na barriga da mãe, sabe que o mundo dos humanos não é um mar de rosas, mas um jardim de espinhos. E vive uma versão contemporânea do dilema de Hamlet: nascer ou não nascer. Se por um lado sua melhor escolha seria ficar onde está, resguardado no útero, por outro lado, precisa nascer, sair para o mundo e defender seu pai da morte, da maldade da mãe e da crueldade do tio. E diante de sua total imobilidade e sem nenhum poder de ação, ele executa o terror que apenas feto é capaz de realizar: rasgar a placenta com suas próprias unhas. Afinal tudo não passa de uma tragédia.
Ian McEwan é um dos grandes escritores ingleses da atualidade. Nascido em 1948, possui mais de 20 romances publicados. Uma das características de sua literatura está em trabalhar com abordagens diferenciadas em cada uma de suas obras. No Brasil, entre seus 12 livros publicados, destacam-se "Reparação" (2002), "O Inocente" (2003) "Sábado" (2005), "Na Praia" (2007), "Solar" (2010), "Amor Sem Fim" (2011), "Serena" (2012) e "A Balada de Adam Henry" (2014).

Serviço:
"Enclausurado"
Autor Ian McEwan
Editora Companhia das Letras
Tradução Jorio Dauster
Páginas 200
Quanto R$ 39,90


