LEITURA - Atrás dos olhos da menina séria
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Marcos Losnak Especial<br>para a Folha2 
Há 30 anos Ana Cristina Cesar saltava da janela. O dia exato, 29 de outubro de 1983. Tinha 31 anos de idade e acabado de publicar "A Teus Pés", seu primeiro livro por uma grande editora. Sem nenhuma explicação, simplesmente pulou de cabeça da janela do sétimo andar do apartamento onde morava no Rio de Janeiro.
Aproveitando a data, a editora Companhia das Letras está colocando nas livrarias "Poética", volume com a obra poética completa de Ana Cristina Cesar. O livro chega em boa hora, já que todos os livros da poeta carioca encontravam-se esgotados e fora de catálogo há mais de uma década.
A trajetória poética de Ana Cristina Cesar é peculiar dentro da literatura brasileira. Nascida em 1952, publicou seus dois primeiros livros em 1972, "Cenas de Abril" e "Correspondência Completa". O terceiro, "Luvas de Pelica", saiu em 1980. Os três eram pequenos livretos publicados de maneira alternativa, com pequena tiragem e distribuídos de mão em mão.
O quarto livro, "A Teus Pés", foi lançado pela editora Brasiliense em 1982. O volume era formado pelos três livros anteriores e novos poemas. Um livro de 100 páginas que provocou um alvoroço entre na cena literária. Pela primeira vez Ana Cristina Cesar começou a ser lida por um público mais abrangente. Rapidamente seu nome se tornou referência na poesia brasileira.
Com apenas "A Teus Pés" Ana provocou mais barulho do que muito poeta com dezenas de livros publicados. E saltou da janela. Saiu de cena de maneira radical. Após sua morte foram publicados outros sete livros póstumos com poesias, artigos, ensaios, cartas, teses, traduções, num verdadeiro culto à sua figura.
De poesia, apenas dois livros póstumos. O primeiro, "Inéditos e Dispersos", organizado pelo poeta Armando Freitas Filho, foi publicado em 1985 pela editora Brasiliense e relançado em 1998 pela editora Ática. O segundo, "Antigos e Soltos", organizado por Viviana Bosi, foi lançado em 2008 pelo Instituto Moreira Salles, instituição que abriga o arquivo da autora.
"Poética", que teve curadoria editorial de Arnaldo Freitas Filho, reúne toda a produção poética de Ana Cristina. Pelo menos até aparecer um novo volume com inéditos garimpados em seu baú de escritos. A novidade está em alguns inéditos na forma original, rascunhos, manuscritos ou datilografados. Para os fã é um prato cheio. Para a literatura da poeta pouco acrescenta.
Outra novidade está no conto inédito "O Livro" que revela que quando morreu, Ana estava propensa a escrever textos em prosa como contos e novelas. Visivelmente a prosa já estava presente em seus versos através da prosa poética, assim seria natural tal caminho.
Em "Poética" a editora Companhia das Letras tenta repetir o sucesso de "Toda Poesia" de Paulo Leminski, lançado em abril último e que já vendeu 60 mil exemplares. Os dois livros reúnem a obra completa dos dois poetas mais populares da década de 80, figuras que arrebanharam legiões de fãs numa época em que poesia brasileira começava deixar de ser exclusivamente sisuda e ranzinza.
Tudo o que era possível ser publicado de Ana Cristina Cesar foi publicado. Até redação de colégio. Só falta uma biografia. O único livro disponível é o perfil "Ana Cristina Cesar" escritor por Italo Mariconi e publicado pela Relume Dumará em 1996. Um texto que enfoca muito mais a obra do que a vida da poeta. Sobre sua morte prematura, registra apenas que teria sido devido a uma depressão. Após trinta anos, Ana ainda permanece misteriosa discretamente atrás dos olhos de uma menina séria.
Serviço:
"Poética"
Autor Ana Cristina Cesar
Editora - Companhia das Letras
Páginas 496
Quanto R$ 48 e R$ 33,50 (e-book)


