Lazer com pouco dinheiro a um passo de casa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de agosto de 2005
Reportagem Local 
Passar algumas horas agradáveis no final de semana com a família ou com os amigos, aproveitando momentos de contato com a natureza e até a prática de esportes radicais. Esta alternativa está mais próxima do que você imagina. Um grupo de estrangeiros, que está em Londrina fazendo intercâmbio, visitou pontos de turismo ecológico da região de Londrina e aprovou o passeio. Por meio da agência de intercâmbio, o grupo visitou a Mata dos Godoy e um sítio em Cambé.
Edwin Rozie, 22 anos, mora na Bélgica onde estuda Engenharia Eletrônica. Há apenas uma semana no Brasil ele já se deslumbra com a cultura e a natureza. Edwin conta que nunca viu tantas espécies de árvores juntas em um só local, como na Mata dos Godoy. A área de 790 hectares é uma das últimas reservas naturais de mata nativa do Norte do Paraná. ''É muito lindo'', enfatiza Edwin.
O espanhol de Valência Vicente Salvador Dominguez, 26 anos, também gostou da paisagem. ''A vegetação é diferente. Tirei muitas fotos lá'', comentou.
Dos Estados Unidos para Londrina, Peter Kulchawik, 23 anos, destacou que na mata há uma árvore oca que produz um som interessante quando batida com as mãos. A árvore é habitada por formigas e acaba servindo como localizador das pessoas que estão na trilha pela emissão dos sons. Entretanto, ele lembra que nos Estados Unidos não há tantas regras para se caminhar por trilhas como aqui. ''Aqui temos direcionamentos, só podemos andar no espaço delimitado'', explica.
Peter e Edwin se deliciaram com uma fruta típica do clima tropical: a banana. Ainda no cacho, a fruta foi atração e virou até modelo para fotografias. ''Na Bélgica até tem banana, mas não tem esse gosto'', elogiou Edwin. Mas não foi somente a natureza que encantou os estrageiros. Vicente foi a uma casa de shows onde se dança aos pares. ''Gostei muito da dança daqui, na Europa já não se dança mais de dois em dois'', comentou.
Num sítio em Cambé, o passeio ecológico continuou com a prática do arvorismo. Edwin elogiou os equipamentos. ''Gostei da adrenalina'', salientou. Ele já tinha feito arvorismo na França: ''Aqui é realmente bom''. Peter contou que na Costa Rica fez arvorismo a uma altura maior que a daqui, mas gostou. ''Foi divertido. O problema é que o esperto aqui foi de sandálias e isso atrapalhou um pouco'', descreveu. Peter e Vicente são estudantes de Engenharia Civil em seus países e dizem que estão adorando Londrina. ''As pessoas aqui são muito amáveis. Eu definitivamente gostei daqui'', disse Peter.
Para visitar a Mata dos Godoy é preciso fazer agendamento prévio no Instituto Ambiental do Paraná (IAP). De terça a sexta-feira, o espaço é aberto para grupos organizados (escolas e instituições) e aos domingos para o público em geral, das 13h30 às 17 horas. A entrada é franca e o telefone de contato é (43) 3323-8791. É permitido entrar com alimentos para fazer pic-nic mas é proibido levar bebida alcoólica.
Quem prefere atividades radicais pode visitar o Sítio Albiz, na PR-445, Km 87 (Cambé). Lá há atividades de arvorismo, pentatlo, pista de montain bike, parede de escalada e plataforma de rapel. É aberto todos os dias mas é preciso agendar antecipadamente. Para a prática do arvorismo é cobrado R$ 25 por período (manhã ou tarde). Informações no telefone (43) 3322-4674.
Já para quem gostaria de passar pela experiência de um intercâmbio há uma boa opção: em agosto, Londrina terá a primeira Feira de Recrutamento direcionada a estudantes universitários que desejam trabalhar nos Estados Unidos durante as férias do fim do ano. Representantes de empresas americanas estarão na cidade no dia 28 de agosto para selecionar os estudantes. Os interessados devem se inscrever no programa Trabalho de Férias nos Estados Unidos. Mais informações podem ser obtidas na Central de Intercâmbio pelo telefone (43) 3321-0203.


