Lauryn Hill, uma nova estrela de 23 anos, entrou para o livro dos recordes ao conquistar cinco prêmios, incluindo os de álbum do ano (por ‘‘The Miseducation of Lauryn Hill’’) e de artista revelação, durante a 41ª edição do Grammy, em cerimônia realizada anteontem à noite no Shrine Auditorium de Los Angeles.
Hill, integrante do grupo The Fugees, levou também os gramofones dourados de seu gênero, Rythm and Blues, de melhor cantora, melhor álbum e melhor canção (‘‘Doo Woop That Thing’’), por seu primeiro trabalho solo, ‘‘The Miseducation of Lauryn Hill’’.
Numa noite de triunfo feminino, Madonna arrecadou três Grammies por ‘‘Ray of Light’’, um trabalho maduro, que reflete sua nova imagem maternal e espiritual. Aos 40 anos, só tinha conquistado um prêmio secundário por um videoclipe em 1991.
Os quatro prêmios para a canção ‘‘My Heart Will Go On’’, dois deles para a cantora canadense Celine Dion, demonstraram que não há iceberg que freie ‘‘Titanic’’, inclusive mais de um ano depois da estréia do filme que bateu todos os recordes.
Madonna não poderia ficar de fora numa noite de triunfos femininos: ela ganhou três prêmios, incluindo o de melhor álbum popMas anteontem foi a noite dos recordes de Hill, que se converteu na mulher mais premiada em uma única edição do Grammy, com um prêmio a mais que os obtidos por Carole King em 1971, além de ser a primeira intérprete de hip hop a levar o gramofone de álbum do ano.
Lauryn Hill, que deleitou o público com a canção ‘‘To Zion’’, acompanhada pela guitarra de Carlos Santana, recorreu à Bíblia em seu discurso de agradecimento, no qual fez a leitura do salmo 40 do Velho Testamento.
‘‘Esperei pacientemente a Meu Senhor. Ele se voltou para mim e ouviu meu pranto’’, disse a cantora, que vive com o filho de Bob Marley, Rohan, e tem dois filhos.
Hill, que neste trabalho solo mistura rap e rythm and blues, já havia recebido dois Grammies há dois anos com The Fugees. Para Madonna, em compensação, os prêmios da noite são praticamente inéditos.
Depois de inaugurar a festa com a interpretação de ‘‘Nothing Really Matters’’, Madonna subiu ao palco para receber o prêmio de melhor álbum pop do ano. ‘‘É uma surpresa muito grande. Estou honrada’’, declarou, após a vitória graças a um disco que a crítica considera o melhor de sua carreira.
Celine Dion ganhou o segundo prêmio mais importante, o de gravação do ano e o de melhor cantora pop graças a ‘‘My Heart Will Go On’’, enquanto que o prêmio masculino nesta categoria ficou com Eric Clapton por ‘‘My Father’s Eye’’.
Em uma cerimônia que também contou com atuações do próprio Clapton com B.B. King, de Luciano Pavarotti, Ricky Martin e também o duo inédito de Dion e o tenor italiano Andrea Bocelli. Sheryl Crow também foi premiada com um novo Grammy graças a ‘‘The Globe Sessions’’ considerado melhor álbum de rock.
Alanis Morissette levou o prêmio de melhor cantora de rock por ‘‘Uninvited’’, enquanto o melhor cantor da categoria foi o veterano Lenny Cravitz, por ‘‘Fly Away’’. O astro hollywoodiano Will Smith foi escolhido o melhor cantor de rap com ‘‘‘Gettin’ Jiggy Wit It’’.
O Grammy também premiou os latino-americanos, liderados por Gilberto Gil, vencedor na categoria World Music com seu álbum batizado nos EUA ‘‘Quanta Live’’ e o ídolo porto-riquenho Ricky Martin, vencedor na categoria pop latina. ‘‘Agradeço ao Grammy por dar à comunidade latina o lugar que merece’’, declarou o jovem cantor de 27 anos, ao receber o prêmio, anos depois de ter sido duas vezes candidato com o popular grupo juvenil Menudo.
O grupo mexicano Maná ganhou o Grammy de melhor álbum de rock ou música alternativa por seu ‘‘Sue¤os Líquidos’’, enquanto que a jovem promessa da salsa romântica, Marc Anthony, ganhou na categoria música tropical por ‘‘Contra la Corriente’’.
Os 95 prêmios Grammy entregues nesta edição foram votados por cerca de 10 mil membros da Academia das Artes e Ciências Fonográficas, selecionando o material colocado à venda entre 1º de outubro de 1997 e 30 de setembro de 1998.France PresseLauryn Hill transformou-se na mulher mais premiada em uma única edição do Grammy, na foto ela aparece recebendo um dos seus cinco troféusFrance Presse