Las Preñadas tem pré-estreia neste sábado em Londrina
Coprodução internacional Londrina-Buenos Aires será exibida no Vila Rica, onde também ocorre o lançamento do e-Cria Hub
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de abril de 2023
Coprodução internacional Londrina-Buenos Aires será exibida no Vila Rica, onde também ocorre o lançamento do e-Cria Hub
Reportagem local
O longa-metragem “Las Preñadas” - uma coprodução entre a produtora londrinense Kinopus Audiovisual e a Masa Latina, da Argentina - terá sessão pré-estreia neste sábado (29), às 19 horas, no Cine Vila Rica, em Londrina.
O filme conta a viagem em busca de ajuda que Juana e Carmela empreendem, duas mulheres grávidas, que apenas se conhecem, de um bairro periférico onde vivem até a sala de pronto-socorro dos hospitais na região da fronteira entre Brasil e Argentina.
Pela Argentina, o filme teve recursos do INCAA e pelo Brasil, incentivo do Profice, do governo do Paraná, com apoio das empresas Copel e Amadeus - Cervejas Especiais. “Las Preñadas” já teve sua estreia comercial na Argentina, em fevereiro. A estreia comercial no Brasil está prevista para 2024.
Após a sessão, está programado um debate com o diretor Pedro Wallace, o produtor Guilherme Peraro e a atriz Marina Merlino, além de outros atores e profissionais que estarão presentes. O cantor/compositor Osvaldo Renee apresentará a canção do filme "Chibeiro'" além de outras de sua autoria.
A entrada é gratuita, mas os ingressos precisam ser reservados, via Sympla, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/pre-estreia-do-filme-internacional-las-prenadas-e-lancamento-do-e-cria-hub/1964001.
ENREDO
O longa-metragem Las Preñadas foi filmado inteiramente na fronteira da Argentina com o Paraná, a coprodução internacional é um drama social, um road movie a pé. Conta a viagem em busca de ajuda que Juana e Carmela, duas mulheres grávidas que apenas se conhecem, de um bairro periférico onde vivem, empreendem até a sala de pronto-socorro dos hospitais na região da fronteira. Nesta viagem elas encontrarão a falta de solidariedade e a falência do sistema, situação que as leva a se encontrarem numa forte amizade.
Produzido pelas produtoras Masa Latina (Argentina) e Kinopus (Brasil), o filme tem direção e roteiro de Pedro Wallace e conta no elenco com as atrizes Marina Merlino e Ailín Salas, além de outros paranaenses no elenco e na equipe técnica. O filme conta com o incentivo do PROFICE, do governo do Estado do Paraná, e com o apoio das empresas Copel e Amadeus.
As filmagens aconteceram no ano de 2022, ainda com resquícios da pandemia de covid-19. A equipe foi formada por técnicos e atores argentinos e brasileiros, que se reuniram na cidade de San Antonio, na província de Misiones, na Argentina, na fronteira com a cidade paranaense de Santo Antonio do Sudoeste. Durante 1 mês a região respirou cinema, com a participação de diversas pessoas da região, tanto como atores quanto profissionais na equipe técnica. No caso da paranaense Mari Olivier foram duas funções: ela atuou como uma das enfermeiras de um hospital e também como assistente de produção.
Segundo Olivier, “a realização de um filme na região foi um sonho. Nossa experiência de atuação fica restrita aos cursos de teatro que acontecem poucas vezes.”
Josiane Loeblein trouxe a filha para um teste como uma das crianças principais do filme. Além da filha ter sido escolhida, ela mesma ganhou um papel na produção: “Pediram para tirar umas fotos minhas e quando eu percebi estava atuando com outros atores.”
O diretor e roteirista argentino Pedro Wallace conta que a história originalmente acontecia apenas na Argentina, mas com proposta de uma coprodução entre Argentina e Brasil, ele adaptou a história também para a realidade brasileira: “Os dos países tem muitos pontos em comum e quando visitei a fronteira pela primeira vez vi as duas personagens principais caminhando por estes caminhos”.
Wallace trabalhou por algum tempo numa ONG que cuidava de adolescentes grávidas e a convivência com essas meninas o inspirou a contar uma história de duas grávidas onde uma mais velha dá apoio a uma outra mais jovem. Ele conta que depois da história pronta, várias histórias de mulheres que tiveram seus filhos na rua não paravam de aparecer nos jornais. “É uma realidade na Argentina e depois o produtor Guilherme Peraro me enviava notícias do Brasil da mesma realidade de mulheres tendo bebês nas ruas”.
Peraro, produtor da Kinopus – empresa de Londrina, diz que o roteiro de Wallace o comoveu desde a primeira leitura, em 2016. Desde então foi muito trabalho para estruturar a coprodução internacional. “O trabalho de coprodução internacional demanda vários cumprimentos de regras presentes no acordo entre os dois países, além de tudo estar certificado nos dois idiomas”, diz Peraro.
O longa já teve estreia comercial na Argentina em fevereiro deste ano e no momento, os produtores o inscreveram em festivais de cinema de vários países e aguardam as seleções. Após as exibições em festivais, o filme deve estrear comercialmente no Brasil, mas provavelmente apenas em 2024.
As exibições acontecerão nas cidades de Santo Antonio do Sudoeste, Foz do Iguaçú, Maringá e Londrina, nos dias 22, 24, 27 e 29/04, respectivamente. Em todas elas haverá debate com Pedro Wallace, Guilherme Peraro e a atriz Marina Merlino após a sessão, além de outros atores e profissionais que estarão presentes em cada cidade.
CURSO
Ainda neste sábado (29), às 9h, também no Espaço Villa Rica, os atores e equipe técnica do filme farão um curso/conversa sobre o processo de realização do filme nas áreas de direção, produção, atuação, direção de arte e som. Os ingressos para esse evento são gratuitos e podem ser retirados através do link: https://www.sympla.com.br/evento/curso-las-prenadas/1963997
A presença no curso dará direito a um certificado
e-CRIA HUB
A programação no Vila Rica começa com o lançamento do e-Cria Hub - centro de inovação voltado para a economia criativa. Fruto do trabalho do LAVI - Governança do Audiovisual, que integra o ecossistema de inovação de Londrina.
O e-Cria Hub nasce com o objetivo de promover diversas iniciativas que visam desenvolver e fortalecer os setores criativos da região, apoiando, estruturando e incentivando serviços, produtos e pesquisas.
Serviço:
Las Preñadas, ARG/BRA, 2023
Quando: sábado (29/4)
Horário: 19 horas
Onde: Cine Vila Rica
Direção e roteiro: Pedro Wallace
Produção.: Paula Mastellone, Sergio Mazza e Guilherme Peraro (Masa Latina e Kinopus)
Elenco: Marina Merlino, Ailín Salas, Jackeline Seglin, Eddie Mansan, Pedro José, Maria Clara Giongo, André Ricardo Leite, Letícia Loeblein e Alice de Oliveira Lopes.
Classificação indicativa: 16 anos